Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Maduro diz que referendo que pode tirá-lo do poder só será convocado em 2017

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que a convocação de um referendo revogatório para tirá-lo do poder só irá ocorrer em 2017, caso a oposição consiga cumprir os requisitos previstos na lei para dar início ao processo.

“Se cumprirem os requisitos, o referendo revogatório será no próximo ano e ponto. Se não, não haverá referendo e ponto”, disse Maduro durante um ato com beneficiários de imóveis construídos pelo governo, pedindo que o “poder eleitoral seja respeitado”.

Maduro citou, além disso, as assinaturas que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) excluiu das 1,8 milhão de firmas apresentadas pela aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) para solicitar a implantação do referendo. E chamou de “grave” o fato de 600 mil delas terem sido entregues “sem terem cumprido os critérios”.

“Eu quero que todo mundo esteja ciente. Por que eles trataram de incendiar o país e não conseguiram incendiá-lo. Aqui não vai haver chantagem”, explicou Maduro, acrescentando que tem “fé, confiança e certeza” no povo para vencer caso o referendo seja convocado.

Fonte: Terra