Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Lula veta projeto que incluía cinco vacinas no calendário da rede pública

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o projeto de lei que incluía outras cinco vacinas no calendário da rede pública de saúde. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (10) no “Diário Oficial da União”. O projeto havia sido aprovado pelo Senado no dia 17 de novembro e previa a inclusão das vacinas contra hepatite A, meningocócica conjugada C, pneumocócica conjugada 7 valente, varicela e pneumococo.De acordo com o governo, das cinco vacinas descritas no projeto de lei, três já estão contempladas no calendário de vacinação. Segundo o Planalto, a inclusão de novas vacinas poderia tornar “mais burocrática e demorada a adoção de novas tecnologias na área de prevenção de doenças, na qual o Brasil é mundialmente reconhecido”.

“O Brasil é o país que oferece gratuitamente o maior número de vacinas aos grupos populacionais alvo, estando disponíveis, atualmente, quarenta e três imunobiológicos. Tanto é assim, que das cinco vacinas descritas no projeto de lei, três já estão contempladas no calendário de vacinação. A pneumocócica conjugada sete valente já foi, inclusive, superada pela disponibilização de uma dez valente, que confere maior proteção”, diz parte do texto publicado no “Diário Oficial da União”.

O calendário de vacinação brasileiro é definido pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. O programa é constituído por 12 vacinas, aplicadas desde o nascimento até a terceira idade e distribuídos gratuitamente nos postos de vacinação da rede pública.

Fonte: G1

Um comentário sobre “Lula veta projeto que incluía cinco vacinas no calendário da rede pública

  1. Emerson

    Parabéns àqueles que votaram nelle. Parabéns àqueles que votaram nella.
    Passada a eleição, veto às vacinas, aumento da cesta básica, aumento dos juros ao financiamento, aumento do etanol nos postos, anistia ao Cesare Battisti, loteamento dos cargos de Ministro e, principalmente, a volta da CPMF para financiar….A SAÚDE!!! Isso mesmo!!! Ele já encontrou uma boa razão!!! Se não aprovarem a CPMF, não tem vacina!!! Aí o povão aceita e dááááá risada….
    “Não….porque agora a CPMF vai ter um destino certo….antes as ELITE só roubavam….”

    Nada de anormal. Em um país onde 80% aprovam o cachaceiro, 64% acreditam que a corrupção aumentou no país e apenas 4% dizem ter praticado suborno (http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2010/12/09/para-64-dos-brasileiros-corrupcao-aumentou-no-pais-apenas-4-dizem-ter-praticado-suborno.jhtm), nada mais justo. Afinal, cada um tem o que merece…

    Felizmente, como trabalho a muito tempo (logo, não sou filiado a nenhum partido), poderei pagar as vacinas para meu filho. E aqueles que não podem? O Mulla não se diz defensores dos pobres?

    Enfim, está mostrando sua verdadeira face.