Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Levy diz a empresários que economia brasileira está se reequilibrando

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que a economia brasileira está se reequilibrando. Ele falou num evento concorrido em São Paulo com mais de mil empresários, promovido pela Câmara Americana de Comércio. O ministro disse que os principais riscos que existiam no começo do ano foram reduzidos. Ele citou três principais: a crise da Petrobras, que o governo poderia ter sido atingido tendo que socorrer a empresa, colocando dinheiro; a crise de água e energia; e a perda dada como certa do grau de investimento, o selo de que o país é bom pagador.

Ele disse que a Petrobras está encontrando novos caminhos, que no setor elétrico os problemas estão sendo enfrentados com o aumento da conta de luz, que esse ano já subiu quase 50% e então as pessoas começaram a economizar energia, e que apesar da redução da meta deste ano das contas públicas, foi estancada a trajetória de deterioração rápida das contas públicas.

Os empresários gostaram do discurso, principalmente da parte da agenda pró-crescimento. O ministro falou que entre as prioridades está a mudança dos impostos, do PIS e da Cofins, e a reforma do ICMS. Os empresários disseram que a mudança na forma de cobrar esses impostos podem melhorar muito o ambiente de negócios. Falta agora combinar com os russos: o Congresso precisa aprovar as medidas e o ministro se diz confiante.

“Se a gente olhar, na verdade, nos últimos anos, tem passado uma série de medidas que têm sido fundamentais para a transformação da nossa economia e eu tenho convicção de que a gente vai continuar fazendo isso, através do diálogo, através das conversas, através da exposição dos pontos e na negociação, que é a base da democracia”, afirmou o ministro.

Fonte: Globo News