Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Jovair diz que recorrerá ao STF se Maia se reeleger presidente da Câmara

Pré-candidato à presidência da Câmara, o líder do PTB na Casa, Jovair Arantes (GO), disse nesta terça-feira (3) que recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF) se o atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), for reeleito para o cargo. A eleição interna está marcada para 2 de fevereiro.

Eleito para uma espécie de mandato-tampão em julho deste ano, após Eduardo Cunha (PMDB-RJ) renunciar, Maia articula disputar a reeleição.

O Solidariedade e o PDT, porém, já moveram ações no Supremo com o objetivo de impedir que Rodrigo Maia dispute a eleição e, se vencer, não possa assumir (ainda não há decisão da Corte).

“Eu acho que não vai ficar bem com a sociedade brasileira vendo que um presidente está sub júdice, porque nós vamos judicializar. Vai ser judicializado esse processo”, afirmou Jovair Arantes nesta terça.

A Constituição Federal proíbe a reeleição para o cargo na mesma legislatura (a atual só se encerra em 2018). Maia, por sua vez, alega que a regra não se aplica a ele pelo de ocupar um mandato-tampão.

Nesta segunda (1º), Rodrigo Maia falou sobre a eleição em fevereiro. A jornalistas, ele disse que a disputa é uma questão interna da Câmara e que há uma “incoerência” em partidos e políticos acionarem o STF para decidir sobre o assunto.

“Acho que é uma questão da Casa. É um momento em que a Casa precisa reafirmar o seu poder e decidir internamente. A gente sempre reclama que o Supremo decide pela Câmara e, na hora em que a gente tem o poder de decidir no voto, muitos não querem, querem que o Supremo decida. Olha que incoerência”, afirmou Maia na ocasião.

Fonte: G1