Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Joesley e Wesley viram réus sob acusação de manipulação de mercado

Os irmãos Joesley e Wesley Batista agora são réus no processo que apura se eles usaram informação privilegiada para lucrar no mercado financeiro.

O juiz federal João Batista Gonçalves, da 6ª Vara Criminal de São Paulo, aceitou a denúncia do Ministério Público Federal, que acusa os irmãos de uso indevido de informação privilegiada e manipulação de mercado.

Segundo o MPF, Joesley e Wesley Batista sabiam que a delação premiada que fecharam com a Procuradoria-Geral da República causaria “impactos na economia nacional” e teriam resolvido “se beneficiar financeiramente da instabilidade econômica”.

A acusação diz que eles usaram duas estratégias: venda e recompra de ações da JBS, o que evitou uma perda financeira de mais de R$ 138 milhões; e a compra de dólares, o que gerou um lucro de R$ 100 milhões.

O juiz federal considerou que há indícios suficientes contra os irmãos. A decisão, que tem 24 páginas, cita que várias testemunhas apontaram os irmãos Batista como os responsáveis pelas operações.

O juiz também levou em conta os relatórios da Comissão de Valores Mobiliários, a troca de e-mails e mensagens de celular. Joesley e Wesley Batista estão presos desde setembro. Eles têm dez dias para apresentar uma resposta às acusações.

A JBS declarou que as operações seguiram o perfil histórico da companhia e foram feitas dentro da lei. A defesa dos irmãos Batista disse que confia na Justiça e que vai apresentar relatórios que demonstram a normalidade de todas as operações financeiras.

Fonte: Jornal Nacional