Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Japão: 70 mil não sabem quando voltam para casa

centralnuclear3Mais de 70 mil pessoas que viviam num raio de 20 quilómetros do complexo nuclear japonês de Fukushima-Daiichi, antes da zona ser evacuada devido ao perigo da radiação emitida pelos reactores danificados, estão agora em abrigos temporários, mas essa situação pode prolongar-se por muito tempo.Quem admitiu o cenário de «longa duração» para a resolução desta grave crise, desencadeada pelo sismo de magnitude 9.0 do dia 11 de Março e pelo tsunami que se lhe seguiu, foi o primeiro-ministro nipónico, Naoto Kan.

«Estou preparado para uma batalha de longa duração na central nuclear de Fukushima e para vencer esta batalha», disse o chefe de Governo, numa conferência de imprensa transmitida pela televisão.

Kan salientou que nesta altura «não se pode dizer que a central tenha sido suficientemente estabilizada».

«Estamos preparados para todos os tipos de situação e estou convencido que a central pode ser estabilizada. Não podemos dizer nesta fase quando isso irá acontecer. Mas estamos a dar o nosso melhor», acrescentou.

Além das mais de 70 mil pessoas que vivem na zona evacuada, esta crise poderá afectar directamente outras 136 mil que vivem na cintura entre os 20 e 30 quilómetros da central, que foram encorajadas pelas autoridades a deixarem a zona ou a permanecerem dentro de casa.

Fonte: TVI24 de Portugal