Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Instituto Chico Mendes multa Samarco em R$ 143 milhões

A empresa Samarco Mineração foi autuada por agentes de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os autos totalizam uma multa de R$ 143.050.000 por causa dos danos causados pela lama que atingiu três unidades de conservação no Espírito Santo. A mineradora informou, por nota, que está estudando a apresentação de defesa administrativa.

As três unidades de conservação (UCs) federais são administradas pelo ICMBio. São elas: Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas, ao Refúgio de Vida Silvestre (RVS) de Santa Cruz e à zona de amortecimento da Reserva Biológica (Rebio) de Comboios. Ao todo, foram lavrados três autos de infração pelos técnicos das UCs impactadas.

A autuação se deu por causa do acidente do dia 5 de novembro de 2015, quando ocorreu o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, e a subida dos rejeitos de minério sobre a barragem de Santarém, de propriedade da empresa Samarco.

Carregados ao longo do Rio Doce, os rejeitos chegaram no dia 21 de novembro ao litoral do Espírito Santo, formando uma pluma que atingiu áreas da APA Costa da Algas, do RVS de Santa Cruz e da Rebio de Comboios.

Fonte: G1