Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Instituição ajuda deficientes visuais a mergulharem na leitura

bebe-lendo-livroLer é um dos exercícios mentais mais benéficos para o ser humano, engrandece o caráter, melhora a cultura e a educação. Muitas pessoas possuem boa visão, mas abnegam, repudiam, injuriam, abominam a leitura. Esses cidadãos preferem um copo cheio de cachaça, a um livro escrito por Machado de Assis. Não é preciso dizer o vocabulário desse tipo de pessoa. Numa conversa com alguém do tipo não se espante ao ouvir “é mermo”, “nós fumo” e “nós vai’.

As aulas da escola nem sempre dão aos alunos uma boa educação, é necessário o constante ato da leitura para adquirir maiores conhecimentos. Em contraste com isso os que abominam, há os que adoram ler e praticam o ato diariamente. Alguns deficientes visuais dariam tudo para consumir um bom livro. Para ajudar essas pessoas existe a instituição “Audioteca Sal e Luz”, que disponibiliza cerca de 2.700 livros em áudios para os associados.

A instituição produz e empresta obras faladas para pessoas cegas ou com algum tipo de deficiência visual em todo território brasileiro, de forma gratuita. Antes de adquirir os livros, a pessoa deve estar amparada no inciso III, Art. 70 do Decreto 5.296/04, entregar ou enviar pelos Correios o formulário original de registro de associado, que pode ser baixado neste link. Com o formulário o interessado deve anexar o comprovante de depósito da contribuição anual, no valor de R$ 30,00. O valor deve ser renovado anualmente, mas quem não tiver condições financeiras de contribuir pode pedir isenção. Maiores informações através do site www.audioteca.com.br.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

Um comentário sobre “Instituição ajuda deficientes visuais a mergulharem na leitura

  1. Nataly

    Ler é sem dúvida um dos exercícios mais benéficos para a mente.Muito bacana a informação sobre a Audioteca, possibilita o acesso dos deficientes visuais aos livros.