Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Grupo de mulheres faz ‘mamaço’ em atos pelo aleitamento materno em BH

Dezenas de mães se reuniram em dois eventos, em Belo Horizonte, neste sábado para celebrar a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Em um deles, elas fizeram um “mamaço” na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul da cidade. E o recado que elas querem dar é que amamentar é um ato de amor e que ajuda a preservar o meio ambiente.

De acordo com o Ministério da Saúde, 40% das mulheres brasileiras amamentam. Mas a meta que cada vez mais mulheres continuem oferecendo apenas o leite materno a seus filhos até o sexto mês de vida.

A Praça da Liberdade foi um dos lugares onde as mães se reuniram para um “mamaço”. E o Hospital Sofia Feldman também recebeu as mães e apoiadores da amamentação.

A enfermeira Cíntia Ribeiro explica que a amamentação protege a saúde do bebê e contribui para a diminuição da poluição. “A mãe que amamenta no peito não precisa se preocupar com nada. É menos gasto para o planeta, menos lata, menos mamadeira, menos combustível, mais saúde, mais energia e quem ganha é a mãe, a família, o pai e a sociedade. Diminui o risco de mortalidade infantil, diminui o risco de poluição do planeta”, explicou.

Em Belo Horizonte, uma lei municipal termina que nenhum estabelecimento da capital pode proibir as mães de amamentar em público. A lei foi sancionada e está em processo de regulamentação. A partir do fim de setembro, a previsão é que quem descumprir a legislação vai pagar multa de R$ 500.

Fonte: G1