Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Governadores tucanos decidem que não farão oposição a Dilma

Mais cooperação e menos oposição. Esse foi o entendimento de consenso tirado pelos oito governadores eleitos e reeleitos pelo PSDB, que participaram em Maceió de um encontro para tirar uma posição em comum com relação ao governo da presidente eleita, Dilma Rousseff, do PT, informa o Estadão. Segundo o presidente nacional do PSDB, senador pernambucano Sérgio Guerra, não cabe aos governadores fazer oposição ao governo federal. ‘Essa é uma tarefa partidária, que está mais afeita à bancada do partido na Câmara e no Senado. Mesmo assim, vamos fazer oposição de qualidade’, afirmou Guerra.

Para o anfitrião do encontro, o governador Teotônio Vilela Filho, Alagoas sempre teve uma boa relação com o presidente Lula, mesmo sendo governado por um partido de posição. ‘Com a presidente Dilma tenho certeza que não será diferente’, acrescentou.

Questionado se não faria oposição ao governo federal, Vilela recorreu a uma frase de uma música do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda: ‘Afasta de mim esse cálice’. Na opinião do governador, um Estado como Alagoas – que concentra os piores indicadores sociais do País – não pode se dar ao luxo de ‘brigar’ com o governo federal, pois depende e muito dos repasses de verbas e programas federais.

O governador de Goiás também adotou o mesmo discurso. ‘Não existe governo contra governo’, afirmou Marconi Perillo. Além dele e do anfitrião, participaram do encontro mais seis governadores tucanos eleitos ou reeleitos este ano: Geraldo Alckmin (São Paulo), Antonio Anastasia (Minas Gerais), Beto Richa (Paraná), Siqueira Campos (Tocantins), Simão Jatene (Pará) e Anchieta Júnior (Roraima).

Fonte: Blog do Magno