Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Gonzaga Patriota solicita nomeação de aprovados no concurso da PRF

Foi enviado ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, um requerimento de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), pedindo a nomeação dos concursados e excedentes do Departamento de Polícia Rodoviária Federal. Segundo Gonzaga, em 2013 o Departamento de PRF abriu mil vagas para concurso público, com pouco mais de 500 vagas excedentes. Todos foram convocados para exames médicos, psicotécnicos e outras exigências.

O socialista explicou que o edital desse concurso de 2013 apresentou uma ilegalidade na interpretação, ferindo o Decreto 6944/09. O DPRF tomou conhecimento, tendo inclusive se manifestado contrário a tal interpretação dada pela banca examinadora, mas deixou que o concurso acontecesse e prosseguisse com a inconsistência. Isso resultou na eliminação indevida de 194 candidatos, que tinham sido aprovados em todas as fases anteriores.

Patriota lembrou que em razão do grande aumento de veículos nas rodovias federais, o DPRF está solicitando autorização para realizar um novo concurso, sem ainda ter contratado os aprovados e reservas, além dos 194 também excedentes do concurso anterior. “Entendemos que o governo não pode autorizar novo concurso para o DPRF, porque ainda falta convocar parte dos aprovados e os excedentes reconhecidos por lei, inclusive, parte deles, já aptos em exames psicotécnicos e de saúde e academias”, afirmou.

Conforme a Lei Federal n° 8.112/90, reforçada pela última decisão do STF que trata da obrigatoriedade do órgão público convocar todos os classificados em concurso, enquanto houver candidato aprovado em concurso dentro do prazo de validade a administração pública não pode abrir novo certame.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Gonzaga Patriota solicita nomeação de aprovados no concurso da PRF

  1. Aprovado inca

    Boa noite , Peço socorro , pois foi homologado o resultado final para o concurso do INCA 2014 , onde em seu resultado final há discordância do decreto Decreto 6.944/2009 , sendo eliminado dezenas de candidatos . Segue o email com as informações : O concurso INCA 2014 foi homologado em discordância com o decreto art. 16 do Decreto 6.944/2009 , pois consta no decreto que “Art. 16. O órgão ou entidade responsável pela realização do concurso público homologará e publicará no Diário Oficial da União a relação dos candidatos aprovados no certame, classificados de acordo com Anexo II deste Decreto, por ordem de classificação. § 1o Os candidatos não classificados no número máximo de aprovados de que trata o Anexo II, ainda que tenham atingido nota mínima, estarão automaticamente reprovados no concurso público. § 2o No caso de realização de concurso público em mais de uma etapa, o critério de reprovação do § 1o será aplicado considerando-se a classificação na primeira etapa. ” Referência:http://www.planalto.gov.br/…/_ato200…/2009/decreto/d6944.htm. Constando assim no edital tópico 4. O presente Concurso Público será composto das seguintes etapas: 1ª Etapa: Prova Objetiva de caráter classificatório e eliminatório; 2ª Etapa: Prova Discursiva e/ou redação de caráter classificatório e eliminatório; 3ª Etapa: Prova de Títulos de caráter unicamente classificatório. 4.2. Ao final de cada etapa, o resultado será divulgado no site http://www.funcab.org. Então conforme relacionado as 4 etapas do concurso só poderão ser eliminados do certame os candidatos não aprovado na 1º etapa .Com isso é necessário sim que todos os outros candidatos que foram aprovados além da 1º etapa sejam colocados na homologação . Já que o tópico 14.3. Em obediência ao disposto no art. 16 do Decreto 6.944/2009 o órgão ou entidade responsável pela realização do Concurso Público homologará e publicará no Diário Oficial da União a relação dos candidatos aprovados no certame, de acordo com o quadro abaixo: QTDE. DE VAGAS PREVISTAS. Acontecendo que a homologação final do concurso seguiu o quadro que deveria ser colocado apenas p a 1° etapa e eliminou todos os outros candidatos . Peço divulgação p que seja publicado novo edital final com todos os candidatos que passaram para a 3 º etapa , pois por mais remota que seja a solicitação no momento de excedentes , alguns aprovados serão prejudicado.

    Peço ajuda .