Gonzaga Patriota reage após ministro dizer que Pernambuco não terá mais ramal da Ferrovia Transnordestina

O deputado federal Gonzaga Patriota está mobilizando forças para evitar que Pernambuco perca o ramal da Ferrovia Transnordestina. A obra é de suma importância para o desenvolvimento do Estado, sobretudo o município de, Salgueiro que poderia receber um porto seco, gerando centenas de empregos. Recentemente, durante live do Jornal Valor, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou que Pernambuco não terá mais a rota.

Gonzaga reagiu. “Essa será uma grande obra, não apenas para Pernambuco, mas para o Brasil. A Ferrovia Transnordestina, com quase 1.800 quilômetros, foi planejada para ligar três estados do Nordeste – Piauí, Pernambuco e Ceará – aos principais portos da região: Suape (PE) e Pecém (CE).  Esse é um projeto de grande dimensão e Pernambuco não pode ficar de fora, até porque está na Lei. Lamento a declaração do ministro Tarcísio e vou lutar para que Pernambuco não perca esse investimento”, disse.

Tarcísio argumentou que não existe viabilidade para fazer a conexão da ferrovia até o Porto de Suape, mesmo com parte dos trilhos já colocados em Pernambuco até Arcoverde. O Governo Federal pretende concluir a Transnordestina somente até o Porto de Pecém, no Ceará. Entretanto, a lei que criou a Ferrovia Transnordestina (nᵒ 9.060/1995), oriunda de projeto de Gonzaga, incluiu a ligação Salgueiro-Araripina na rota.

O deputado lembra que em abril deste ano o ministro se reuniu com o governador Paulo Câmara, que expôs as ações de Pernambuco para a retomada das obras, como obtenção dos licenciamentos e desapropriações. Tinha como objetivo demonstrar a viabilidade da conclusão até Suape. Na época Tarcísio falou que estava concluindo um trabalho de reavaliação da obra para definir as alternativas. Agora diz que o Estado não terá mais o ramal.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

4 comentários sobre “Gonzaga Patriota reage após ministro dizer que Pernambuco não terá mais ramal da Ferrovia Transnordestina

  1. Gilberto Bezerra Freire

    Esse Governo que está aí , é uma vergonha para nosso Brasil, além de não fazer nada. Junto com esse Ministro querendo acabar com essa grande Obra dá Transnordestina passando por Salgueiro, esperamos que nossos políticos de Pernambuco reaja prá da continuação da Obra.

  2. Izilda Antonia de Sá

    Luta hercúlea do nobre Deputado Federal Gonzaga Patriota. O que realmente norteia o Ministro Tarcísio nesta decisão? Engenharia, custos ou política? Vamos nos empenhar em 2022, a favor do nosso Deputado Gonzaga Patriota.

  3. DAMIÃO SÁ

    SERÁ QUE DOS (25) DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS POR PERNAMBUCO, APENAS O NOBRE E ATENTO GONZAGA PATRIOTA, VAI SE MANIFESTAR OU SE MANIFESTOU CONTRA OS ARGUMENTOS DO MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO SR. TARCÍSIO DE FREITAS, COMO SE MANIFESTARÃO OS DEMAIS DEPUTADOS FEDERAIS, INCLUSIVE OS QUE VOTARAM A FAVOR DO FUNDO PARTIDÁRIO OU FUNDÃO, FUNDO BILIONÁRIO ESTE NADA MAIS E NADA MENOS É DO QUE UMA SANGRIA NAS JUGULARES DE TODOS NÓS BRASILEIROS QUE VOTAMOS E ACREDITAMOS NESTES POLÍTICOS QUE SÓ ENXERGAM O PRÓPRIO UMBIGO, ESSA VOLUMOSO CIFRA DEVERIA E DEVE SER REVERTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE E CONSEQUENTEMENTE DO BRASIL, A FERROVIA TRANSNORDESTINA NÃO PODE PARAR, FALTA POUCO PARA SUA CONCLUSÃO; ONDE SE ENCONTRAM OS DEMAIS VINTE E QUATRO DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS POR PERNAMBUCO, ONDE SE ENCONTRAM OS DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS PELO NORDESTE BRASILEIRO, QUE DEVEM SE MANIFESTAR CONTRA AS AÇÕES DO SR. MINISTRO TARCÍSIO DE FRETAS; AS ELEIÇÕES DO ANO DE 2022 ESTÃO CHEGANDO E A POPULAÇÃO BRASILEIRA EM ESPECIAL A POPULAÇÃO NORDESTINA IRÁ DAR O SEU RECADO AOS MAUS POLÍTICOS.

    MEUS PARABÉNS DEPUTADO GONZAGA PATRIOTA.
    ESTAMOS JUNTOS EM 2022
    ELEJAMOS UM DEPUTADO ESTADUAL PELO MENOS SALGUEIRENSE DE CORAÇÃO, INDEPENDENTE DE PARTIDO POLÍTICO.