Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

França entra em guerra contra o Estado Islâmico no Iraque

A França entrou ontem em guerra contra os radicais islâmicos que controlam grandes fatias de território na Síria e no Iraque. Os primeiros raides franceses foram levados a cabo por caças-bombardeiros que visaram e destruíram depósitos de armas do Estado Islâmico (EI) junto a Mossul, no Curdistão iraquiano.

“Às 09h40 os nossos aviões Rafale realizaram um ataque contra um arsenal do EI no noroeste do Iraque. O objetivo foi atingido e totalmente destruído. As operações vão continuar nos próximos dias”, afirmou, em comunicado oficial, a presidência francesa.

Estes raides dão cumprimento à promessa do presidente francês, François Hollande, de apoiar as operações dos EUA contra o EI no Iraque. Desde meados de agosto, os EUA já realizaram mais de 170 ataques aéreos contra alvos do grupo jihadista, mas isso não impede o EI de manter o controle de dezenas de cidades no Iraque e na Síria.

Refira-se que, desde que chegou à presidência, em 2012, este é já o terceiro conflito armado em que François Hollande envolve a França. Tropas francesas participaram em operações no Mali e na República Centro Africana, também contra radicais islâmicos. Há um ano, Hollande estava aberto a participar em combates na Síria, mas a operação foi cancelada pelos EUA. Agora, refira-se, Barack Obama voltou atrás e decidiu apoiar os rebeldes sírios.

EUA vão armar rebeldes sírios

O Senado dos EUA deu ontem a aprovação final do Congresso ao plano do presidente Barack Obama para armar e treinar a oposição moderada da Síria. Obama agradeceu o apoio a um plano que, explicou, visa “equipar a oposição para que esta possa combater o Estado Islâmico dentro da Síria”. Os críticos consideram a medida arriscada, pois lembram que “não há anjos” entre os rebeldes.

Fonte: Correio da Manhã