Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

França confirma morte de suspeito de ser mentor dos ataques em Paris

O homem suspeito de ser o mandante dos ataques que mataram 129 pessoas em Paris na semana passada está entre os mortos de uma operação policial realizada em um subúrbio parisiense, disseram autoridades francesa nesta quinta-feira.

Abdelhamid Abaaoud, militante belga de 28 anos, foi acusado de orquestrar os ataques coordenados com tiros e homens-bomba na capital francesa, na sexta-feira.

A polícia primeiramente pensou que ele estivesse na Síria, mas as investigações levaram a uma casa em Saint-Denis, subúrbio a norte de Paris, e oficiais fortemente armados entraram no prédio e iniciaram uma intensa troca de tiros.

“Abdel Hamid Abaaoud foi formalmente identificado, após comparação de digitais, como morto durante a operação”, disse a promotoria de Paris em nota. “Foi o corpo que encontramos no prédio, coberto de balas”.

Mais tarde, um promotor disse que ainda não estava claro se Abaaoud havia detonado um cinturão de explosivos.

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, divulgou a notícia no Parlamento e recebeu aplausos de parlamentares que votavam pela extensão do estado de emergência do país por mais três meses.

“Soubemos hoje… que o mandante dos ataques -ou um deles, vamos continuar cautelosos- está entre os mortos”, disse Valls a repórteres.

A confirmação de que Abaaoud estava em Paris irá aumentar o foco de atenção sobre os serviços de segurança europeus, que após os ataques de sexta-feira pensavam que ele ainda estivesse na Síria.  

Fonte: Reuters