Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Força Nacional vai ficar 3 meses onde extrativistas foram mortos no PA

forcanacional1A Força Nacional, que desembarcou em Marabá (PA), nesta quarta-feira (8), vai ficar na região por 90 dias durante as ações que farão parte da “Operação Defesa da Vida”, que tem como objetivo o combate a crimes relacionados a disputas por terra e desmatamento ilegal. Segundo o DIário Oficial da União (DOU), o prazo da ação começa a valer nesta quinta-feira (9) e poderá ser prorrogado em caso de necessidade.

A ação foi montada após a execução do casal de extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, em uma emboscada, na saída do assentamento em Nova Ipixuna (PA).

De acordo com o José Eduardo Cardozo, Ministro da Justiça, o envio da tropa atende ao pedido do governador do Pará para cooperar com a preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio público federal, evitando a violência no campo, em apoio às polícias Civil e Militar. O envio de tropas federais também será feito para coibir a violência agrária em Rondônia e Amazonas.

A primeira etapa da operação é o policiamento propriamente dito, envolvendo a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Força Nacional e as Forças Armadas.

O ministro da Justiça afirmou ainda que outro objetivo da operação lançada pelo governo federal no Norte do país é garantir que os crimes não fiquem impunes. Cardozo, os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, além de representantes do Ministério Público e do Conselho Nacional de Justiça farão visitas ao Pará, Rondônia e Amazonas para verificar a investigação dos assassinatos cometidos nos três estados.

Cardozo admitiu que será impossível garantir escolta policial a todos os trabalhadores rurais e ambientalistas que sofrem ameaças de morte. No entanto, ele afirmou que o governo estudará os casos mais críticos para oferecer programas, como de proteção de testemunhas.

Fonte: G1

Um comentário sobre “Força Nacional vai ficar 3 meses onde extrativistas foram mortos no PA