Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Festival Pernambuco Nação Cultural chega ao Sertão do Pajeú

marca_selecionadaCentralizada no município de Triunfo, com a 53ª edição da Festa dos Estudantes, a caravana do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) passa pelo Sertão do Pajeú entre os próximos dias 23 e 31. O Festival leva para a região uma programação diversificada, que envolve atividades artístico-culturais e de formação. Com foco em Triunfo as ações do FPNC seguem o conceito de descentralização artística contemplando também os municípios de Tabira, Serra Talhada, Carnaíba, Afogados da Ingazeira, Tuparetama, São José do Egito e o distrito de Jericó, município de Triunfo. Além dos shows musicais que vão ocorrer na 53ª Festa dos Estudantes, no palco montado na Praça de Eventos de Triunfo, o Pernambuco Nação Cultural levará apresentações de teatro, artes cênicas e plásticas, dança, fotografia, audiovisual e outras manifestações culturais para os demais municípios da região.

De acordo com o secretário de Cultura de Pernambuco, Fernando Duarte, a qualidade e riqueza cultural do Sertão do Pajeú vão reforçar o festival. “A qualidade e a quantidade das manifestações na região do Sertão do Pajeú, com poetas repentistas e grupos quilombolas reforça a riqueza cultural que o festival vai tentar potencializar. A intenção é envolver toda a região com esse evento”, pontua o secretário, lembrando que a produção audiovisual do Pajeú será focada com o Festival de Cinema de Triunfo que ocorre de 15 a 20 de agosto com mostras competitivas de filmes de curta e longa-metragem. Em agosto também serão promovidos em Triunfo 2º Seminário Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual no Nordeste e o 3º Encontro de Cineclubles de Pernambuco.

Na edição Sertão do Pajeú, a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe estão investindo R$ 1,2 milhão nas ações do Festival Pernambuco Nação Cultural, objetivando amplificar as características culturais da região. “É mais um festival que vai evidenciar toda a riqueza cultural de uma região cantada em versos e prosa, que tem um rico legado da cultura popular”, ressalta o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, destacando a descentralização das atividades. “Não é um festival apenas de música, pois a programação evidencia toda a diversidade cultural”, afirma.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes