Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Feira livre de Salgueiro vai ser retomada em área fechada e com rígida fiscalização de segurança

Diante de muitas opiniões divergentes nas redes sociais sobre o retorno da feira livre de Salgueiro a partir desse sábado, 2 de maio, o secretário municipal de Serviços Públicos, Marcos Sá, pediu um espaço na reunião da Câmara de Vereadores nessa quarta-feira, 29, para explicar como funcionará a dinâmica da atividade comercial durante a pandemia do novo coronavírus.

Segundo o secretário, a comercialização vai ser restrita a feirantes salgueirenses previamente cadastrados na prefeitura – até ontem eram 46 – e a área para a atividade será fechada. “Os feirantes terão acesso à feira das 23h de sexta até 4h da manhã do sábado, por dois locais específicos: na Rua Maria Nogueira Sampaio, em frente ao Banco do Nordeste, e nos fundos do Colégio Dom Malan. Os feirantes só terão acesso por esses dois locais. Todos os outros locais serão fechados”, explicou.

Marcos disse em seguida que os consumidores terão acesso à feira também em duas entradas, na Rua Carlos Soares de Brito, próximo à Delegacia da Polícia Federal e na esquina do prédio da prefeitura. “Essas entradas terão lavatórios, equipados com detergente, assim como teremos despensa de álcool em gel. Em parceria com várias empresas do município, a gente conseguiu 10 despensas de álcool em gel, que vão estar espalhadas ao longo da feira. A pessoa utiliza sem colocar a mão. Pressiona com o pé e já sai o álcool em gel”.

Tudo isso vai ser fiscalizado por seguranças e equipes da prefeitura. “Teremos uma equipe com seis seguranças. Teremos uma equipe da Vigilância Sanitária. Teremos uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e teremos também os fiscais de tributo, que vão trabalhar com Hugo [diretor de Tributação e Renda] nessa organização, assim como todos do Comitê [de Prevenção ao Coronavírus]. Cada um vai passar uma hora na feira coordenando toda essa equipe junto com Hugo, para que tudo ocorra da melhor forma possível”, acrescentou o secretário.

Suspensa desde março, a feira livre foi autorizada a retornar em decreto assinado pelo prefeito Clebel Cordeiro essa semana. O comércio deve terminar ao meio-dia e as barracas serão instaladas apenas em um lado de cada rua. A decisão recebeu críticas e elogios nas redes sociais. Os que criticam temem um aumento descontrolado no número de casos positivos da Covid-19. Quem defende o retorno argumenta que os feirantes precisam voltar a ganhar o sustento de suas famílias.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

3 comentários sobre “Feira livre de Salgueiro vai ser retomada em área fechada e com rígida fiscalização de segurança

  1. DAMIÃO SÁ

    CONCORDO PARCIALMENTE COM O DAVI, SABEMOS PERFEITAMENTE QUE OS FEIRANTES PRECISAM TRABALHAR, PARA CONSEGUIR NO MINIMO SOBREVIVER, SERÁ QUE OS PARCOS LUCROS (DINHEIRO) QUE VÃO OBTER NA COMERCIALIZAÇÃO DE SEUS PRODUTOS, VAI SER SUFICIENTE PARA ARCAR (GASTAR) MEDICAÇÃO, CASO SEJAM CONTAMINADOS PELO VÍRUS DA COVID 19), PARA QUE A FEIRA VOLTE A ACONTECER, É NECESSÁRIO QUE TANTO OS FEIRANTES QUANTO OS QUE NA FEIRA POSSAM CIRCULAR, TODOS ELES SEM EXCEÇÃO TERÃO QUE NO MÍNIMO USAR MASCARAS, NÓS SABEMOS QUE O VÍRUS DESTA PANDEMIA SE MULTIPLICAM COM MUITA FACILIDADE. NO CASO DE UMA PESSOA CONTAMINADA ESTA PESSOA PODERÁ INFECTAR TODAS OU QUASE TODAS AS PESSOAS QUE ESTIVEREM EM SUAS PROXIMIDADES. SOU BIÓLOGO DE FORMAÇÃO E PERITO CRIMINAL AP DO ESTADO DE PERNAMBUCO.

  2. Debora

    Deveria restringir os idosos de estarem neste locais, com movimentação de pessoas. Pois eles querem sair de casa, compreendo, mas são do grupo de risco. Infelizmente a maioria dos idosos não tem noção do quanto sofrido é o contágio com o vírus. Será que o governo municipal seguiu mesmo a risca? Restringiu que pessoas idosas se cadastrassem para estarem na feira? Pois tem idoso que a família está sustentando com o necessário e quer sair. Idoso que diz que em Salgueiro não conhece ninguém que se contagiou. Falo por propriedade, por conviver com idoso que argumenta dessa forma.

  3. Davi

    Parabéns pelo retorno dos feirantes! Assim que deve ser, com os devidos cuidados todos que podem devem trabalhar.