Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Fábrica de computadores em Salgueiro ainda não passou de uma promessa vazia

Sabe aquela sensação de frustração, quando somos crianças e nossos pais prometem nos levar para um parque de diversão e não cumprem, é exatamente assim que muitos salgueirenses estão se sentindo com a não concretização da fábrica de computadores no município. Em visita a Salgueiro no ano de 2009 o governador de Pernambuco anunciou que investiria R$ 4 milhões na instalação da Tupan Informática na capital do Sertão Central. Na fábrica, que geraria vários empregos em Salgueiro e região, seriam montados computadores e celulares com componetes eletrônicos importados da empresa chinesa Compal Eletronics.

No ano de 2010 a Prefeitura de Salgueiro chegou a licitar a terraplanagem do terreno onde a suposta fábrica seria construída, mas o projeto não passou da teoria até o momento. Enquanto isso a geração de empregos começou a decair na cidade. No ano passado o município apareceu na lista do Caged, entre os que mais demitiram no Brasil. Os lotes da Transnordestina e Transposição, localizados em Salgueiro, estão quase concluídos. Muitas empresas estão partindo para gerar empregos em outros municípios.

Não podemos negar que nos últimos meses o comércio da cidade foi injetado com novas lojas, mas, sem empregos para os jovens, não haverá consumidores para essas empresas. O município de Salgueiro precisa de empreendimentos que gerem empregos fixos para jovens e adultos. A fábrica de computadores seria o ponto inicial para atrair novas indústrias. Se não cobrarmos continuamente a promessa cai no esquecimento e se torna vazia.

Por Chico Gomes

6 comentários sobre “Fábrica de computadores em Salgueiro ainda não passou de uma promessa vazia

  1. djalma andre da silva

    esperi vei mais promessa por ai, mais não vivemos de promessas vivemos das realidade né dr.marcondes.

  2. arnaldo luciano de alencar

    Pelo visto,deve ser a fabrica que se instalou no ceará,mesmo na divisa (CRAJUBAR)crato,juazeiro e barbalha mais uma vergonha para SALGUEIRO……………….

  3. Romulo Carvalho

    Queria muito que foçe realizado este empreendimento ia até comprar um, p poder diser que meu pc tinha um sangue sertanejo mais vamos ter fé que um dia quem sabe …

  4. ERIK SILVa

    Acho que 4 milhões cabem no orçamento municipal, não são 105 milhões com mais 25% autorizados. A falta de vontade e o comodismo vem me mostrando que temos um incompetente no nosso governo. Ai quando digo que só se espera pelos governos estadual e federal acham ruím.

  5. João Bobo

    O governador poderia anunciar outros empreendimentos para nossa cidade como forma de compensar por essa empresa não ter se instalado aqui. Porém não o fez e se o fizer agora vai passar a impressão de gesto eleitoreiro para beneficiar o atual prefeito. O governador também prometeu que o ano de 2011 seria para começar a plataforma multimodal e também esqueceu da promessa. Realmente vemos a nossa cidade perder os empregos gerados pela construção da ferrovia e não serem repostos. A construção do prédio onde será instalada a UPE (universidade do estado) anda a passo de tartaruga.
    Parece que Salgueiro não se aproveita do fato de ter o governado e prefeito alinhados politicamente.

  6. Jeffson

    Como sabemos é de total interesse da atual gestão a instalação desta fábrica, e foi dado total apoio, mas o que acontece é que é um investimento privado e está além da prefeitura, que não pode obrigar a TUPAN neste caso a construir logo seu empreendimento. A principio a instalação da fábrica seria imediata, por isso foi anunciada (é claro), mas a Tupan ainda não iniciou as obras.