Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

EUA paralisam serviços por falta de verba para muro

O governo dos Estados Unidos começou à meia-noite (hora local) deste sábado 22 um fechamento parcial por falta de fundos depois de republicanos e democratas não chegarem a um acordo orçamentário no Congresso para as exigências do presidente americano, Donald Trump, sobre o financiamento de um controverso muro na fronteira com o México.

Mais de 800 mil dos 2,1 milhões de funcionários federais serão afetados pela paralisação de serviços da administração do país, deixando de perceber seus salários imediatamente.

Deles, 420 mil terão que comparecer ao trabalho, em serviços considerados “essenciais”, enquanto o restante permanecerá em casa.

Embora republicanos e democratas tivessem concordado com um orçamento na quinta-feira, o presidente se negou a assiná-lo, por não incluir os mais de 5 bilhões de dólares para a construção do muro na fronteira com o México que ele havia exigido, levando assim o governo ao fechamento atual, diante da recusa dos democratas em apoiar esses fundos.

Trump vê nesta negociação sua última oportunidade de conseguir financiar o muro na fronteira, sua grande promessa eleitoral, já que em janeiro os democratas assumirão o controle da Câmara dos Representantes.

Espera-se que cerca de 380 mil trabalhadores sejam colocados no desemprego técnico, incluindo 95% dos funcionários da agência espacial americana Nasa e do Ministério da Habitação, assim como 52 mil funcionários dos serviços fiscais.

Fonte: CartaCapital