Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Entraves ‘esticam’ reunião da ONU sobre o clima no Peru

Divergências entre países desenvolvidos e emergentes continuam sendo o maior obstáculo para a negociação de um novo acordo para a mitigação do aquecimento global e acabaram criando uma extensão improvisada da Conferência Climática das Nações Unidas (COP 20), em Lima no Peru.

Prevista para acabar na sexta-feira, a reunião ganhou um dia extra para que representantes de 195 países tentem fazer progresso na elaboração de um compromisso que servirá de base para a assinatura de um novo acordo em Paris no ano que vem.

As reuniões avançaram pela madrugada de sábado adentro.

O antagonismo “norte-sul” foi apontado como a principal razão para o fracasso nas negociações duarante a conferência realizada em Copenhague há cinco anos.

Em duas semanas de reuniões no Peru, ficou marcada a diferença de opiniões no que diz respeito ao controle de emissões dos gases-estufa. Na sexta-feira, o secretário de estado dos EUA, John Kerry, fez um forte discurso em Lima, conclamando os países emergentes a aceitar um pacote global de redução de emissões e afirmando que o mundo estava “caminhando para um tragédia climática”.

“Eu sei que isso (o controle) é difícil para as nações em desenvolvimento. Mas temos que lembrar que mais de 50% das emissões mundiais atualmente vêm destes países, então é imperativo que eles também ajam”, disse Kerry.

Fonte: BBC Brasil