Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Encontro com assentados ameaçados por barragens tem fim em Santa Maria da Boa Vista

imagem120

Ilustrativa

Termina nesta quinta-feira (21) o 1º Seminário dos Trabalhadores Rurais Ameaçados Pelas Barragens Riacho Seco e Pedra Branca. O encontro que começou na última terça-feira (19) na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Santa Maria da Boa Vista, teve como objetivo discutir a situação dos assentados nas áreas onde serão construídas as barragens do Riacho Seco e Pedra Branca, analisando o impacto ambiental e socioeconômico para região do Médio São Francisco.

Fizeram parte das reuniões um representante da Chesf, que falou sobre as providências a serem tomadas em prol dos assentados, representantes da Embrapa, Iterpe, Fetape e da Contag. Esteve em pauta como ficará a situação dos assentados que residem na região que será atingida pelas barragens.

As barragens Riacho Seco e Pedra Branca fazem parte dos 1.444 projetos de barragens que empresas do setor energético e do governo brasileiro pretendem construir no Brasil. Irão atingir diretamente os municípios de Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Lagoa Grande, Petrolina e algumas cidades baianas. As duas barragens estão incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e irão inundar diversas comunidades, ilhas e assentamentos da região.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes