Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Empresas do Sertão contam com apoio do SESI para receber pessoas com deficiência

As leis brasileiras obrigam empresas que possuam acima de 100 funcionários a contratar entre 2% a 5% de pessoas com deficiência, no entanto, diversas empresas têm dificuldade de realizar essa inclusão porque seus gestores e outros trabalhadores não sabem como lidar com os portadores de deficiência ou o ambiente físico desses empreendimentos não são preparados para recebê-los. Pensando nisso, o Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) oferece cursos e palestras de orientação às empresas do Sertão para prepará-las a ficarem em dia com a legislação.

Entre as empresas já atendidas, a rede de supermercados Bonanza, no Agreste do Estado, teve mais de 60 lideranças e funcionários capacitados, no primeiro semestre deste ano, para receber pessoas com deficiência. Essa turma terá a missão de multiplicar o conhecimento adquirido no curso com os outros 3 mil trabalhadores da rede no Nordeste.

De acordo com a palestrante e analista de Responsabilidade Corporativa do SESI-PE, Tatiana Lucas, a diferença do curso do SESI é a dinâmica de participação dos funcionários. “Além de orientações teóricas, os trabalhadores passam pelas situações enfrentadas corriqueiramente pela pessoa com deficiência, nas mais diversas limitações, como caminhar de olhos vendados, digitar sem ler, se locomover com carreira de rodas etc. Assim dá para sentir fielmente como é difícil enfrentar os obstáculos de um ambiente não adaptado e ainda o preconceito de colegas de trabalho”, explica.

Outras empresas interessadas em se capacitar para contratar pessoa com deficiência ou aprender a lidar melhor com os funcionários e/ou clientes portadores de deficiência, podem entrar em contato com as unidades do SESI de Petrolina ou Araripina.

Da redação do Blog Alvinho Patriota