Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Egito: seguidores de Mursi protestam na “sexta-feira da ira”; há 17 mortos

Os partidários do presidente islamita deposto Mohamed Mursi protestam nesta sexta no Egito, onde já foram registradas as primeiras vítimas fatais, em protesto pelo violento desalojamento de seus acampamentos no Cairo, na última quarta-feira, e pelos confrontos posteriores que deixaram mais de 600 mortos. Segundo as agências internacionais, 17 morreram apenas hoje.

Ainda não estão claras as circunstâncias dessas mortes. Informações dão conta de que pelo menos sete aconteceram em Ismailiya, no sul do Canal de Suez. As vítimas seriam manifestantes que morreram pelas mãos das forças de segurança, autorizadas na quinta-feira pelo governo – designado pelo Exército – a disparar com balas reais contra os manifestantes que se mostrarem violentos. Outras seis pessoas teriam morrido no Cairo.

A situação na capital egípcia é bastante tensa, principalmente na praça Ramsés e nas pontes que dão acesso ao centro da cidade. Fotos publicadas no Twitter mostram pessoas se jogando da ponte 6 de outubro, um dos acessos às vias que levam à praça Ramsés, para fugir do tiros – provavelmente disparados pelas forças de segurança.

Imagens da rede Al Jazeera mostraram homens armados e com roupas de civis disparando enquanto atravessam outra ponte da cidade. Na praça Tahrir, centro da revolução de 2011, uma fileira de tanques impede a chegada de manifestantes. Enquanto isso, helicópteros militares sobrevoam a cidade, dando rasantes nos pontos onde há concentração de manifestantes.

Fonte: Terra