Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Dom Paulo deixa de ser bispo da Diocese Petrolina


Foto: Grande Rio FM

Foto: Grande Rio FM

Depois de 27 anos como bispo da Diocese de Petrolina, que abrangeu por muitos anos o município de Salgueiro, Dom Paulo Cardoso anunciou na manhã desta quarta-feira (27) em entrevista coletiva para toda a imprensa regional, que está deixando o cargo. Dom Paulo explicou que só está saindo da administração da Diocese por causa de sua idade canônica, 75 anos, mas fez questão de afirmar que continuará prestando serviços à igreja de Petrolina por um tempo, como administrador apostólico da Diocese.

Na coletiva o bispo relembrou seus primeiros anos à frente da diocese petrolinense, revelando que se sentiu inseguro antes de assumir o comando das igrejas sertanejas. “Estava muito bem em minha paróquia em Caruaru e fui pego de surpresa com o convite do Papa. Só me coube dar o sim, mesmo com muito tremor e temor”, disse.

Dom Paulo também anunciou que o novo bispo da Diocese de Petrolina é Dom Manoel dos Reis Farias, natural do município de Orobó-PE, que vai ser empossado no dia 1° de outubro.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

6 comentários sobre “Dom Paulo deixa de ser bispo da Diocese Petrolina

  1. Fatima coelho

    D.Psulo foi o maoior exemplo de Pastor que nos ensinou a sermos missionarios,contribuio muito com todos nós para que possamos evangelizar em nossas Comunidades e Paróquias.Que Jesus te abençõe cada vez mas.Que cada um de nós possa guarda em nossos corações esse testimunho de dedicação e amor a Deus e aos irmãos que D.Paulo dempre nos deu.f

  2. Margarida Santiago

    Dom Paulo foi um exemplo de homem empreendedor. Acredito que a diocese de Petrolina só fez lucrar com o seu pastoreio, idelismo e fé.A sua dedicação pelos menos favorecidos, deve ficar como uma marca rgistrada do seu episcopado nesta cidade.

  3. machado freire

    O agrestino Frei Paulo Cardoso (irmão do arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho) é uma alma boa. Ele chegou a Petrolina para uma dificil missão: suceder um bispo empreendedor, corajoso e independente, o cearente (a exemplo de Dom Hélder Câmara), Dom Gerardo de Andrade Ponte, que deixou Petrolina para servir à Diocese de Patos(PB), de onde veio o novo bispo, Dom Manoel dos Reis Farias. Por coincidência, também nascido no Agreste Pernambucano.

    Ao longo de muitos anos, Frei Paulo enfrentou enormes dificuldades para manter de pé o projeto da Emissora Rural a Voz do São Francisco, que passou plor muitas dificuldades. Ainda recodo o tempo em que trabalhei na Rural ao lado do inesquecível paraibano (de Patos) Juarez Farias, que partiu em 17 de julho de 1994.
    Dom Gerardo e o frade carmelita Paulo Cardoso -um scerdode de fala mansa, mas bastante enérgico e determinado, enfrentaram muitos problemas na Missa de Vaqueiro de Serrita, ao ponto de ameaçarem a suspenção da festa religioza criada pelo ex-padre petrolinense (filho do barbeiro Mestre Chico), João Câncio dos Santos, contemporâneo e grande amigo do ex-padre e ex-senador Pedro Mansueto de Lavor.

    É que em determinados momentos, como ocorre ainda hoje, a Missa do Vaqueiro perdera o seu principal objetivo: um grito de justiça no Sertão, onde o vaqueiro não deveria ser considerado como um objeto, mas agente da missa (palavras de João Câncio).

    A Missa do Vaqueiro, que dispensou tanta atenção desses grandes sacerdotes tem sido, na verdade,objeto de duas coisas: exploração política e monetária (coisa pra inglês ver), em detrimento da cultura regional e da valorização do homem e da mulher sertanejos.

    A história tem muito o que revelar sobre essas coisas que não devem ser bem vistas pelo justo e eterno Deus de todos nós. A Ele ningúem consegue ludibrirar.

  4. LOCUTOR IVO JÚNIOR

    DOM PAULO CARDOSO SEMPRE SE PREOCUPOU EM CONSERVAR A BOA IMAGEM DA IGREJA CATÓLICA. NA QUALIDADE DE BISPO DIOCESANO JAMAIS CONCORDOU COM A PARTICIPAÇÃO DE MEMBROS DA IGREJA, PERTENCENTES A DIOCESE DE PETROLINA, ENVOLVIDOS NO MUNDO DA POLÍTICA PARTIDÁRIA.
    DOM PAULO CARDOSO É UM EXEMPLO DE HUMILDADE, FÉ, RESPEITO AO POVO E TEMÊNCIA A DEUS.
    ESTE É O MEU PONTO DE VISTA.
    ESTA É A MINHA OPINIÃO.

    1. Juliana Lima

      Ivo, certamente ele não teve conhecimento das atitudes tendenciosas que aconteceram aqui em outras épocas.