Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Depois de virada no primeiro turno, Ricardo Coutinho é eleito governador da Paraíba

03_401Assim como as disputas em 2002, entre Cássio Cunha Lima (PSDB) e Roberto Paulino (PMDB), e em 2006, entre Cássio e José Maranhão (PMDB), a eleição para definir o novo governador da Paraíba foi mais uma vez acirrada e terminou com a vitória de Ricardo Coutinho (PSB) contra José Maranhão.

Contrariando as pesquisas de boca de urna no primeiro turno, que apontavam a vitória do candidato do PMBD já na primeira etapa da eleição, Coutinho ganhou na ocasição com uma pequena vantagem, de 8.367 votos sobre o peemedebista, candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No Estado, ambos os candidatos apoiam a presidenciável Dilma Rousseff (PT) na corrida presidencial.

Quando ainda era filiado ao PT, Coutinho foi vereador em 1992 e reeleito em 1996. Em 1998, foi deputado estadual, reeleito em 2002. Em 2003, por problemas internos no PT, deixou o partido para se filiar ao PSB. Eleito prefeito de João Pessoa em 2004, foi reeleito em 2008, licenciando-se do cargo no início deste ano para disputar pela primeira vez o governo estadual.

Dados do governador eleito

Nome Ricardo Vieira Coutinho
Data de nascimento 18/11/1960
Escolaridade Superior Completo
Ocupação Farmacêutico
Patrimônio R$ 866.698,44

A campanha

A candidatura de Coutinho chegou a ser questionada pela coligação de Maranhão, que apresentou um recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tentando tirá-lo da disputa.

Segundo o peemedebista, Coutinho não teria saído formalmente de um cargo que ocupava na Universidade Federal da Paraíba para se candidatar ao governo. Por cinco votos a dois, a decisão foi de manter a candidatura, já que o candidato estava afastado do posto desde o dia 3 de julho deste ano.

Outro ponto alto da campanha no Estado foram denúncias de corrupção eleitoral recebidas pelo TRE-PB (Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba). De acordo com o juiz eleitoral da 64º Zona Eleitoral, Marcos Jatobá, houve denúncias de dinheiro despachado em aviões e encontrado em casas de pessoas ligadas aos dois candidatos.

Na reta final da campanha, nomes de destaque na política, como a senadora Marina Silva (PV-AC), a deputada estadual Iraí Lucena (PMDB-PB) e os deputados federais Luiza Erundina (PSB-SP) e Gabriel Chalita (PSB-SP), declararam apoio a Ricardo Coutinho. José Maranhão foi apoiado pelo senador tucano Cícero Lucena, pelos senadores eleitos pelo PMDB, Vitalzinho e Wilson Santiago e pelo deputado estadual Fabiano Lucena (PSDB-PB).