Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Delegado Seccional de Salgueiro assume gestão de policiamento do Território do Sertão II

Depois de diversos anos trabalhando como delegado seccional de Polícia Civil em Salgueiro, Marlon Frota assumiu recentemente a gestão de policiamento do Território do Sertão II, no lugar de Glaukus Menk, que foi exonerado no fim da semana passada.

Assim como Glaukus, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damásio, também exonerou o coronel Elimar Lopes do cargo de comandante de policiamento do Território do Sertão II. Os dois são considerados as duas autoridades da Polícia Civil e Militar de Petrolina.

As exonerações foram decididas após uma reunião do Pacto Pela Vida realizada em Petrolina no último dia 15 entre o secretário Wilson Damásio com Elimar Lopes e Glaukus Menk. As mudanças no Território do Sertão II foram publicadas no dia 16 no Diário Oficial do Estado.

O coronel Elimar foi aposentado compulsoriamente e o Glaukus já estava afastado da função desde o mês de novembro.

Por Chico Gomes

Um comentário sobre “Delegado Seccional de Salgueiro assume gestão de policiamento do Território do Sertão II

  1. Gilson Alves

    Diferentemente de outras “Eminências Pardas” das polícias Civil e Militar de Pernambuco, notadamente do Sertão Central, o delegado Marlon Frota tem pautado o seu trabalho ao longo dos anos pela discrição e reconhecida eficiência profissional. Robustece assim o entendimento de que não é a autoridade que comanda às ações preventivas e/ou ostensivas que deve “aparecer”, mas sim, os resultados benéficos para a tranquilidade da população e a questão da segurança pública, estes sim, de indiscutível e singular importância. Servidor de postura firme, porém, educado, esse cearense avesso a protagonismos midiáticos e que despreza a vaidade pessoal, a batalha de egos ou o culto a personificação, esforça-se para que os cidadãos de um modo geral tenham um tratamento absolutamente cordial, igualitário e respeitoso, tendo sempre em mente que a dispensa de tal tratamento, antes de se configurar um favor, constitui-se em um direito do cidadão contribuinte. Nestes tempos de meritocracia e de escassez de virtudes no serviço público, sobretudo, na vida política do País, tais como, probidade, moralidade, respeitabilidade, profissionalismo e ética, a nomeação do delegado Marlon Frota Viana para ocupar a Gestão de Policiamento do Território do Sertão II, com sede em Petrolina, significa mais do que uma justa ascenção funcional pela relevância dos serviços prestados. Significa, principalmente, que é possível exercitar o princípio da autoridade sem ter que ser autoritário; liderar pelo exemplo, sem se impor pela ameaça ou pelo constrangimento; coordenar ações de prevenção e combate a criminalidade sem, contudo, intimidar pessoas, coagir trabalhadores, amedrontantar cidadãos ou colocar-se à frente dos positivos resultados alcançados em detrimento do valoroso trabalho dos seus auxiliares subordinados, estes os reais protagonistas pelos bons frutos sociais alcançados. Honra-me, pois, na suspeita condição de amigo, e na insuspeita posição de advogado militante, parabenizar ao senhor Secretário de Defesa Social e a todos os que fazem a delicada área de segurança pública de Pernambuco pela merecida escolha. Felicito-o, nobre delegado Marlon, desejando-lhe pleno êxito em mais esta missão de Estado, torcendo para que Deus ilumine sua trajetória e abençoe o seu caminho.
    Fraternal abraço.