Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Crise da bacia leiteira pernambucana é discutida na Comissão de Agricultura da Alepe

IMG_7106A situação da produção de leite em Pernambuco foi tema de uma reunião especial, nesta terça-feira (05), na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Representantes de sindicatos e do Governo do Estado se reuniram com os deputados membros da Comissão, para a apresentação de uma radiografia da crise, que tem reduzido a produção leiteira e afetado a renda de milhares de pequenos empreendedores, sobretudo no Agreste e Sertão pernambucano.

Chamaram a atenção nos dados apresentados, principalmente, a queda de produtividade e o nível de informalidade na bacia leiteira. A produção de leite em Pernambuco caiu de 2,6 milhões de litros/dia para 1,8 milhão litros/dia em quatro anos. Este ano esse patamar deve se manter ou cair ainda mais por causa da prolongada seca e da diminuição da taxa de natalidade do gado. Por sua vez, a informalidade alcança 70% da produção.

Representantes dos sindicatos reclamaram do excesso de burocracia para a regularização dos produtores e atuação de atravessadores no comércio com as indústrias. “Hoje tem produtor vendendo leite a R$ 0,50, enquanto um atravessador repassa por R$ 1,20. Isso tem prejudicado muito os produtores que já sofrem muito com os efeitos da seca nesses últimos anos”, afirmou Saulo Malta, presidente do Sindicato dos Produtores de Leite.

Ao término da reunião, o presidente do colegiado, deputado Miguel Coelho, disse que vai reunir os dados e propostas de melhorias para o setor e encaminhar ao Governo do Estado e outras instituições.

Da redação do Blog Alvinho Patriota