Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Coutinho nega ingerência de Lula e Dirceu em contratos internacionais do BNDES

logo-bndesO presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou durante depoimento na CPI do BNDES, nesta quinta-feira (27), que nunca houve ingerência do ex-presidente Lula e do ex-ministro José Dirceu, principalmente para beneficiar países, desde que ele assumiu a presidência do banco, em 2007.

Questionado pelo deputado João Gualberto (PSDB-BA), ele disse que os empréstimos feitos a empresas que operam com exportações para Cuba, Angola e Venezuela somam aproximadamente R$ 6 bilhões.

Segundo ele, todos os empréstimos estão adimplentes. “O BNDES não participa de tratativas no exterior para obtenção de contratos”, disse Coutinho.

O deputado Gualberto disse estranhar a coincidência entre os países financiados pelo BNDES e os convênios de cooperação na área social assinados pelo Instituto Lula, do ex-presidente, que privilegia países latino-americanos e africanos.

Convite a Mantega

A CPI do BNDES aprovou, nesta quinta-feira (27), requerimentos do relator do colegiado, deputado José Rocha (PR-BA), convidando os ex-presidentes do banco Carlos Lessa, Eleazar de Carvalho, Demian Fiocca e Guido Mantega a deporem na comissão.

Também foram aprovadas as convocações dos diretores da instituição José Henrique Paim Fernandes, Maurício Borges Lemos, Roberto Zurli Machado, Júlio Cesar Maciel Ramundo, João Carlos Ferraz e Fernando Marques Santos.

Fonte: Jornal do Brasil