Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Coreia do Norte faz o quinto e mais potente teste nuclear de sua história

Líderes mundiais reagiram com indignação à notícia de que a Coreia do Norte fez o maior teste nuclear da história.

A cada explosão nuclear na Coreia do Norte, um roteiro que se repete – com a mesma apresentadora de TV e o mesmo tom de triunfo. 

Ela diz: “Nossos cientistas realizaram a explosão de uma ogiva nuclear recentemente desenvolvida”. 

A bomba foi detonada por volta das 9h, hora local, na região Nordeste do país, mesmo local onde os norte-coreanos sempre testaram suas bombas atômicas. Provocou um terremoto de 5,3 de magnitude.

Em oito anos, foi a quinta explosão.  O primeiro teste foi em 2006, depois 2009, outro em 2013, e em 2016 já foram dois.

Esta teria sido a mais poderosa bomba de todas, equivalente a dez mil toneladas de dinamite, e com um tamanho reduzido. 

Se isso for verdade, a Coreia do Norte conseguiu desenvolver o seu programa nuclear e de mísseis a um estágio ainda mais perigoso: o país seria capaz de instalar uma ogiva nuclear num foguete para alcançar alvos mais distantes. Uma ameaça não apenas para os países da Ásia.

Uma forte condenação internacional veio de todos os lados: Japão, Coreia do Sul, e da aliada,China.

Kim Jong-un governa a Coreia do Norte desde 2011; se mantém no poder com apoio do exército, com denúncias de tortura e assassinatos contra qualquer um que se oponha ao regime.  

No começo da semana, enquanto líderes mundiais se reuniam em Hangzhou, no encontro do G20, a Coreia do Norte lançou três mísseis. Eles teriam capacidade para atingir a cidade chinesa.

A explosão desta sexta serviu ainda para marcar o aniversário da fundação do país – 68 anos, celebrados com ameaça e terror. 

Fonte: Jornal Nacional