Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Consulta sobre novas eleições já tem 92,8% de aprovação

A proposta de emenda constitucional que pede a antecipação das eleições presidenciais para este ano já conta com 173.801 votos favoráveis na consulta pública do site do Senado Federal.

Até as 16h30 horas desta segunda-feira (5), 187.323 pessoas já haviam votado. Desse total, 92,8% se mostraram a favor do projeto e apenas 7,2% deram votos contrários.

De autoria do senador Walter Pinheiro (sem partido – BA), afastado desde junho para assumir o cargo de secretário de Educação da Bahia, o projeto prevê que as eleições presidenciais ocorram simultaneamente às municipais em 2016.
Segundo a proposta, o segundo turno das eleições presidenciais, se necessário, ocorreria no dia 30 de outubro de 2016. O novo presidente eleito ocuparia o cargo entre os dias 1º de janeiro de 2017 e 1º de janeiro de 2019.
O Tribunal Superior Eleitoral seria o responsável pela convocação do plebiscito, que precisaria de maioria dos votos válidos para ser aprovado. Nas urnas, os eleitores de todo o país teriam que responder “sim” ou “não” para a pergunta: “Devem ser realizadas, de imediato, novas eleições para os cargos de presidente e vice-presidente da República?”

A PEC de número 20/2016 entrou em tramitação no Congresso em abril deste ano, antes mesmo do afastamento provisório, que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). A proposta ainda tramita no Congresso.

No dia 26 de junho, ela parou na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e ainda está nas mãos do relator Acir Gurgacz (PDT-RO). 

Diretas Já

Semanas antes de ter o mandato cassado, Dilma enviou uma carta aos senadores e à população brasileira pedindo a abertura de eleições diretas, anunciando sua narrativa de defesa para o impeachment. Em seu julgamento no Senado, ela reiterou esse pedido. 

Fonte: EXAME