Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Construção civil enfrenta falta de mão-de-obra qualificada em Pernambuco

obrasSão grandes obras de construção civil que impulsionam a economia do Estado: os investimentos no Porto de Suape, a duplicação de rodovias e novos conjuntos residenciais fizeram o setor ter um crescimento de 25% de mão-de-obra empregada em 2009, em relação a 2008. São dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego coordenada pela Agência Estadual de Planejamento.

A pesquisa detectou um ligeiro aumento nos salários de profissionais mais qualificados como carpinteiros, encarregados e mestres-de-obras. Um indicador de que as empresas sentem a necessidade de atrair mão-de-obra de outros estados por falta desses trabalhadores em Pernambuco.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil diz que os centros de formação profissional não estão dando conta de formar toda a mão-de-obra necessária para o mercado. O presidente da Comissão Paritária de Relações de Trabalho do Sindicato da Indústria da Construção Civil, Érico Furtado Filho, informa que “as entidades de classe vão pressionar o governo para aumentar as vagas. Mas, a curto prazo, a solução seria as empresas realizarem cursos de capacitação com recursos próprios”.

Fonte: PE 360