Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Cavendish diz ter comprado anel de R$ 800 mil para Adriana Ancelmo

Em depoimento,  Fernando Cavendish, ex-dono da Delta Engenharia, revelou uma história de corrupção que envolveu a compra de um anel em troca de uma obra para a Copa do Mundo no Brasil. Ele diz que a pedido do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do PMDB, comprou um anel para ex-primeira-dama, Adriana Ancelmo, no valor de 220 mil euros. O acerto foi participar das obras do Maracanã para a Copa do Mundo.

Cavendish contou ao juiz Marcelo Bretas como foi a compra, na França: “Ele entrou na joalheria, me levou e explicou que estaria dando esse presente pra Adriana porque realmente a viagem era comemorativa do aniversário dela. Um ou dois dias antes do aniversário já na própria viagem. E para mim, ele explicou: ‘olha, estou presenteando a minha esposa e gostaria que você pagasse’. Naturalmente, isso aconteceu de uma maneira não muito natural, mas aconteceu. Eu paguei, o valor de fato foi um valor extremamente significativo para aquela realidade. A minha realidade nunca foi aquela. Nunca fiz nada acima de dois dígitos, nem pra mim próprio, eu não tenho esses costumes, então eu não ia presentear a esposa dos outros, mesmo que fosse um amigo, com um presente daquele. Um diamante de tantos quilates. Eu acho até constrangedor. Não faria sentido nenhum. Custou 220 mil euros. Então, na época eu deixei claro, da forma adequada, isso aqui não é presente, isso aqui a gente vai ter que acertar”.

Como é costume, o empresário não ficou no prejuízo. A pedido do ex-governador, a empreiteira Delta, de Fernando Cavendish, entrou no grupo que venceu a licitação para a reforma do Maracanã em 2010 e o combinado foi ficar com 30% do total da obra, o que corresponde a R$ 211 milhões.

Segundo Fernando Cavendish foi preciso pagar os 5% da propina de Sérgio Cabral. E aí, o empresário deu um jeito: “O Maracanã, que veio dois meses depois, foi a forma que eu tive a contrapartida desse assunto do presente. Então, dos valores pagos no objeto, dos 5%, eu amortizei, vamos dizer, aquele presente. Então, não foi nenhum presente, foi um anel de compromisso, um compromisso que tivesse uma contrapartida objetiva”.

Em outubro do ano passado, ao reconhecer que o presente da Adriana Ancelmo tinha sido bancado por Fernando Cavendish, Sérgio Cabral afirmou que não sabia quanto a joia tinha custado e que, depois das denúncias contra o empresário, devolveu o presente. A Delta abandonou a obra do Maracanã em 2012 alegando dificuldades financeiras.

Fonte: Jornal Hoje