Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Católicos do Recife homenageiam Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

O Recife não tem um santuário nacional como a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. Mas não faltarão rezas e missas para a padroeira do Brasil na capital pernambucana. A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Ipsep, bairro da Zona Sul da cidade, organiza a festa em homenagem à santa há 57 anos. Segunda-feira, no feriado de 12 de outubro, o ritual se repete com procissões e café da manhã comunitário.

Exclusivamente religiosa, a programação começa às 5h, quando as cinco capelas ligadas à paróquia saem em procissão até a Igreja Matriz do bairro, na Praça Aleixo de Oliveira. A caminhada termina com queima de fogos de artifício e logo depois é servido o café comunitário. Padre João Carlos Magalhães Silva, o administrador paroquial, conduz a primeira missa do dia, às 7h.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Antônio Tourinho Neto, fará a celebração eucarística das 10h, e o arcebispo, dom Antônio Fernando Saburido, encerra a festividade com a última missa da segunda-feira (12), às 16h. A grande procissão, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, sairá da igreja às 18h e vai percorrer quatro quilômetros de ruas num intervalo de quase duas horas.

De acordo com o coordenador-geral da festa, Antônio Alexandre da Silva, o roteiro é o mesmo de 2014. A romaria parte da Rua Aristides Lobo e segue pelas Ruas Jerônimo Heráclito, Pintor Antônio Albuquerque, Itanagé e Potengi. Passa pela Avenida Jean Émile Favre (até a Rua Hélio Brandão) e retorna para o templo católico.

“Assim que a imagem da santa entrar na igreja, haverá uma queima de fogos de 1.080 tiros”, diz Antônio Alexandre. Dom Fernando Saburido faz a bênção final e frei Damião Silva encerra a Festa da Padroeira com apresentação cultural no palco ao lado da igreja.

Em 2015, por falta de recursos, as barracas para o comércio de lanche não foram cobertas por toldo. “Com a crise que se instalou no País, as ajudas diminuíram. Enviamos 76 ofícios pedindo contribuições para a festa e só conseguimos quatro patrocinadores e o apoio de cinco empresas.”

No domingo (11) pela manhã, estão programadas missa às 8h e uma festa para as crianças (comemorado no mesmo dia das santa, 12 de outubro) às 10h. Haverá outra missa às 19h30 e apresentação de frei Rosivaldo Torres e Banda, às 21h.

Fonte: JC Online