Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Campanha de desarmamento poderá substituir indenizações por alarmes em residências

desarmamentoA Secretaria Nacional de Segurança Pública vai estudar a possibilidade de substituir as indenizações em dinheiro – pagas a quem entrega voluntariamente armas de fogo na campanha de desarmamento – por outros tipos de benefícios, como a instalação de alarmes silenciosos residenciais. A ideia foi defendida pelo coordenador de Controle de Armas da organização não governamental (ONG) Viva Rio, Antônio Rangel, durante o Seminário Internacional sobre Desarmamento.

“Em 2003, antes mesmo da campanha nacional de desarmamento da Argentina, a Província de Mendoza fez uma campanha na qual instalava uma campainha – similar a um alarme silencioso, que dispara apenas na delegacia mais próxima – na casa dos cidadãos que entregassem voluntariamente suas armas às autoridades. Vimos de perto essa experiência e acreditamos que ela possa perfeitamente ser levada aos municípios brasileiros”, afirma Rangel.

Para o secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, a proposta defendida por Rangel é uma “belíssima ideia” e vai ao encontro do propósito do seminário, que é de captar e fornecer novas ideias. Ele adianta, no entanto, que ela vai esbarrar em algumas dificuldades impostas pelo formato das licitações brasileiras.

“Não dá para implementarmos isso a curto prazo porque precisamos respeitar os procedimentos necessários previstos pela legislação [para os processos licitatórios]. Mas, a médio ou longo prazo pode, sim, integrar a campanha”, diz o secretário.

Balestreri acrescenta que há ainda a necessidade de, além do comparativo de preços, preparar estudos e notas técnicas comprobatórias para identificar qual seria o funcionamento ideal para o equipamento, a fim de evitar a ocorrência de erros. Segundo ele, tudo pode ser feito, mas é importante não interromper nem prejudicar o bom andamento da atual campanha, que já recolheu mais de 500 mil armas.

“Quando tiver em mãos a versão finalizada da proposta, vamos analisar e discuti-la internamente no Ministério da Justiça. Ela é bastante interessante porque agrega à entrega voluntária da arma um novo e eficiente elemento de segurança [alarme silencioso que dispara na delegacia mais próxima da residência]”, avalia.

Fonte: Agência Brasil

Um comentário sobre “Campanha de desarmamento poderá substituir indenizações por alarmes em residências

  1. elizeu

    Ao invés de retomar uma campanha que esta provado que é falida, não funciona,já foi feita no passado…porque não entupimos o estado de processos por cada pai ,filhos, trabalhadores gente que pagam seus imposto religiosamente que morrem brutalmente nas mãos de assaltantes, com pedidos de indenizações e danos morais, quem sabe assim eles mudão esse maldito codigo penal ultrapassado,aqueles velhos que estão lá em brasilia pararão no tempo,eles só querem acumular aposentadorias,e não fazem nada pela sociedade,nós estamos abandonado pelo estado em relação a segurança,a policia prende e a justiça solta ,isso é uma aberração,precisamos votar em gente jovens,com cursos superiores,com ideias inovadoras, digna de primeiro mundo,e banir aqueles que não querem trabalhar.
    Á quem intereça a impunidade ?
    Porque o congresso reluta em manter esse codigo penal ?
    Eu estou de saco cheio desses politicos mentirósos, depois que ganhão a eleição eles se tornam intocaveis,é deus no céu e eles na terra. VAMOS TRABALHAR PORRA!