Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Brasil avançou pouco no combate à corrupção, diz relatório

Um relatório anual da ONG Transparência Internacional publicado nesta quarta-feira indica que o Brasil aparece em 69º lugar no ranking do combate à corrupção, destacando que os avanços neste sentido foram tímidos no país.

No outro lado da tabela, Dinamarca, Nova Zelândia e Finlândia aparecem como os países mais virtuosos e com menor percepção da corrupção.

O ranking da Transparência Internacional avalia 175 países através de opiniões de especialistas, como os do Banco Mundial, e estabelece uma pontuação que vai de 0 a a 100. Quanto mais próximo o país avaliado estiver dos 100 pontos, menos corrupto será.

Entre os países pesquisados, o Brasil passou da 72ª para a 69ª posição, mas com uma pontuação que pouco variou, de 42 para 43 pontos, um movimento considerado insignificante e motivado por escândalos como o do Mensalão e o mais recente, envolvendo a Petrobras.

No ranking, o Brasil está empatado com Bulgária, Grécia e Itália. Na América do Sul, o país está à frente da vizinha Argentina e da Venezuela. O Sudão, a Coreia do Norte e a Somália aparecem como os mais corruptos.

A Transparência aponta para o recente escândalo da Petrobras no Brasil, “onde os funcionários corruptos e seus comparsas do setor privado desviaram bilhões de dólares da maior empresa do país para os cofres de partidos políticos e para mãos privadas”.

Segundo a ONG, a corrupção se agrava na China, na Turquia e outros países em crescimento.

“Também são observados graves problemas de corrupção e lavagem de dinheiros nos demais países dos Brics”, afirma a Transparência em referência ao grupo das potências emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Fonte: EXAME