Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Banco Central mantém Selic a 6,5%, contrariando expectativas

O Banco Central (BC) manteve nesta quarta-feira sua taxa básica de juros, a Selic, em 6,5%, contrariando as expectativas da maioria dos analistas para o 13º corte consecutivo – que daria força à atividade econômica desanimada em um contexto de baixa inflação.

A decisão foi adotada por unanimidade dos nove membros do Comitê de Política Monetária (Copom), que alegaram um contexto externo de “volatilidade”, indicou o BC em comunicado.

Também pesou na decisão “uma frustração das expectativas sobre a continuidade das reformas e ajustes necessários na economia brasileira”, que pode “elevar a trajetória da inflação”.

“Esse risco se intensifica no caso de continuidade da reversão do cenário externo para economias emergentes”, afirmou o Copom, referindo-se ao possível aumento dos juros nos Estados Unidos, que atrairia investidores para ativos considerados mais seguros.

O Copom indicou assim que considera “adequada a manutenção da taxa de juros no patamar corrente” durante as próximas reuniões.

A maioria dos analistas previa um corte de 0,25 ponto na Selic, a 6,25%, encerrando um ciclo de reduções que a levou de 14,25% em outubro de 2016 ao seu mínimo histórico atual.

Essa previsão se baseava no baixo índice inflacionário e na dificuldade da economia de decolar, após dois anos de recessão.

Fonte: AFP