Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Aves de rapina são soltas em área de conservação ambiental em Salgueiro

00soltura-de-animais-de-rapina-em-salgueiro-pe-2De segunda (24) até essa quarta-feira (26), o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) realizou a soltura monitorada de três aves de rapina, que estavam em reabilitação no Centro de Triagem de Animais (CETAS). Voltaram ao seu habitat natural um carcará e dois gaviões carijós, reabilitados graças ao trabalho realizado por biólogos, veterinários e estagiários do Centro.

Estudante do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o estagiário Lucas Cabral desenvolve a falcoaria há mais de um ano no Cemafauna para reabilitação de aves que muitas vezes chegam debilitadas ou até mesmo as que foram criadas em cativeiro e têm musculatura atrofiada.

“O principal objetivo da falcoaria é devolver ao animal a sua condição inicial na natureza, para que assim haja o equilíbrio. Fico feliz em ver que a ave está totalmente recuperada e pronta para sua reintrodução. Além disso, nós também desenvolvemos a conscientização ambiental de crianças, jovens e adultos, através de atividades educativas no Museu de Fauna da Caatinga”, explica Lucas.

Atualmente o CETAS está cuidando de 30 aves de rapinas (corujas, gaviões, águias e falcões). O processo de reabilitação pode levar de quatro a cinco meses para as aves que nunca tiveram vida livre e de dois a três meses para as que já viviam na natureza.

Da redação do Blog Alvinho Patriota