Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Artesanato em couro é opção de emprego e renda para os moradores do Sertão pernambucano

Os artesãos de Petrolina e região comemoram os números positivos do aumento da produção, das vendas e do faturamento. Os profissionais foram capacitados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar-PE), no curso Artesão em Couro, e aprenderam a produzir novos artefatos, a reaproveitar matérias-primas e a comercializar na internet.

Resultado de uma parceria entre Senar, Sest Senat e prefeitura, a iniciativa deu origem a Escola Municipal do Couro de Petrolina. O espaço é destinado a capacitações gratuitas e a confecção de acessórios como bolsas, carteiras e sandálias, entre outros produtos. “Nosso objetivo é agregar valor comercial ao couro de bovinos e caprinos, estimulando o empreendedorismo nos artesãos”, destacou o supervisor pedagógico do Senar-PE, Nivaldo Damasceno.

Os resultados podem ser comprovados nos depoimentos dos participantes, que concluíram mais um curso no último fim de semana. Para a artesã Gilvani Mendes, a capacitação foi o maior investimento feito na carreira. “Além de estimular a criatividade, no curso, eu aprendi a explorar meu talento. Hoje, tenho um ateliê com o melhor da arte em couro, o que me concedeu um crescimento de 80% nas vendas e o prêmio Destaque de Ouro, na categoria Mulher Empreendedora do Vale do São Francisco”, comemora.

Já Agda dos Anjos, afirma que se descobriu profissionalmente graças a capacitação. “Acabei me revelando apaixonada por artesanato. E o Senar foi fundamental nessa descoberta, porque eu nem imaginava que tinha dom para confecção. Agora, além de saber manusear tudo o que as máquinas podem oferecer, eu tenho conhecimento sobre as técnicas necessárias a elaboração de peças bem trabalhadas”, explicou.

As inscrições para a próxima turma começam a partir de julho. Maiores informações podem ser obtidas através do número (81) 3312 – 8966.

Da redação do Blog Alvinho Patriota