Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Após romper com governo, Cunha cria CPI para investigar BNDES e fundos de pensão

Horas após romper oficialmente com o governo Dilma Rousseff, o presidente da Casa, Eduardo Cunha, anunciou, nesta sexta-feira (17), a criação de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) que batem diretamente de frente com o governo: a do BNDES e a dos fundos de pensão.

A primeira delas já foi criada e servirá para investigar empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pauta defendida já há algum tempo por grupos favoráveis à queda da presidente da República.

A segunda, por ora apenas autorizada devido ao excesso de CPIs ocorrendo ao mesmo tempo, pede a investigação da suposta manipulação na gestão de quatro fundos de pensão – indícios apontam para administração fraudulenta de recursos e de ligação com o esquema do doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato. Ela só deverá ser iniciada após o término da CPI do Sistema Carcerário, em agosto.

Cunha ainda criou CPIs para investigar maus tratos contra animais e crimes cibernéticos no País. Os líderes partidários terão 48 horas para indicar os membros das comissões – após esse prazo, o presidente da Câmara poderá indicar os membros de ofício.

Apenas cinco CPIs podem funcionar ao mesmo tempo. Além dessas quatro, já estão em funcionamento a CPI da Petrobras e a do Sistema Carcerário.

Fonte: Último Segundo