Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Aneel adia pagamento de parcela por uso de térmicas para 28 de agosto

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adiou para 28 de agosto o prazo para pagamento da parcela de R$ 1,3 bilhão de maio pelo uso mais intenso das termelétricas e compra, pelas distribuidoras, de energia no mercado à vista. Mais cedo, o diretor-geral da agência, Romeu Rufino, já havia informado que a agência deveria aprovar o adiamento.

O pagamento, que já havia sido adiado,estava previsto para 31 de julho. Essa parcela se refere à fatura de maio – as liquidações no setor são feitas sempre dois meses depois.

Segundo Romeu, o montante pode ser pago antes do prazo, assim que sair o novo empréstimo de R$ 6,5 bilhões para ajudar a cobrir os gastos extras das distribuidoras até o fim do ano. O governo negocia o valor junto a um grupo de bancos, incluindo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A falta de chuvas é uma das principais responsáveis pelo encarecimento do custo da energia no país. Com a redução dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, foi  preciso intensificar o uso das termelétricas. Essa energia é mais cara porque é gerada a partir de combustíveis (como gás natural e óleo). Além disso, as empresas tiveram de comprar energia diretamente das usinas geradoras (no mercado à vista) – e pagar mais caro por ela –, por não conseguirem tudo o que precisavam nos leilões mediados pelo governo.

Fonte: G1