Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Aécio centra fogo no Nordeste para reduzir vantagem de Dilma

O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, concentrará esforços na Região Nordeste neste mês para tornar-se conhecido entre um eleitorado majoritariamente petista nas três últimas eleições presidenciais e preparar terreno para reduzir a vantagem da presidente Dilma Rousseff na região.

Segundo uma fonte próxima à campanha tucana, a ideia é que Aécio percorra os nove Estados nordestinos até o dia 25 de agosto, e o que já está sendo chamado de périplo nordestino começa na semana que vem, com viagens a Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba na terça e na quarta-feira.

O tucano deve aproveitar sua estadia no Nordeste para se tornar conhecido, se reunir com lideranças locais e lançar mão de um trunfo para arregimentar eleitores na região, um plano batizado de Nordeste Forte, que deve ser lançado no dia 23 em Salvador.

“O colégio eleitoral paulista é um colégio importante, mas uma diferença extraordinária em São Paulo pode ser anulada por um único Estado do Nordeste pequeno se não for dada a devida atenção”, disse à Reuters o coordenador da campanha de Aécio no Nordeste, o vice-governador de Alagoas e ex-deputado federal José Thomaz Nonô, filiado ao DEM.

O tucano deverá ter um trabalho monumental pela frente na busca de, como disse Nonô, “perder de pouco” para Dilma no primeiro turno no Nordeste. Num eventual segundo turno, o coordenador acredita ser possível vencer a petista.

Atualmente Aécio está na terceira posição nas intenções de voto na região, embora sua desvantagem para o candidato do PSB, Eduardo Campos, que é ex-governador de Pernambuco, esteja dentro da margem de erro. Nacionalmente, ele é o segundo colocado, atrás de Dilma.

A candidata à reeleição pelo PT lidera com folga nos Estados nordestinos. Tem 51 por cento da preferência do eleitorado, segundo levantamento mais recente do Ibope, e 49 por cento, de acordo com o Datafolha.

Campos soma 12 por cento nas duas pesquisas, e Aécio tem 11 por cento no Ibope e 10 por cento no Datafolha. Além disso, segundo o Ibope, 58 por cento do eleitorado nordestino aprova a maneira de Dilma governar, enquanto nacionalmente esse percentual é de 47 por cento.

Além do desconhecimento entre o eleitorado nordestino, Aécio tem uma barreira importante para superar na tentativa de transformar em uma distância curta o atual abismo que o separa da presidente: o grande peso que programas sociais do governo federal, especialmente o Bolsa Família, tem na região.

“(Bolsa Família) pesa, exatamente porque a região é muito pobre. E o PT montou aqui uma rede política monumental lastreada exatamente na bolsa. Então a bolsa hoje faz parte do ativo das camadas menos favorecidas, mais pobres”, disse Nonô.

Ele, no entanto, aposta que a inflação, que tem sido apontado como ponto fraco de Dilma pelos partidários de Aécio, reduza esse peso.

“A inflação de 20 reais, 30 reais na bolsa é de lascar, porque é menos 10 quilos de farinha e isso a pessoa sente na hora, não é uma discussão acadêmica, nem de teórico”, disse o coordenador.

O cientista político Adriano Oliveira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no entanto, faz um diagnóstico contrário e bastante pessimista para o candidato tucano.

“Isso é pesquisa qualitativa, as pessoas consideram que existe inflação, que a vida está mais cara, entretanto, o que nós observamos claramente é que a satisfação pelo emprego e por ter renda é maior do que essa perspectiva de inflação”, disse.

“Aécio vem ao Nordeste, mas ele não terá condições de obter uma boa votação no Nordeste”, afirmou Oliveira, apontando que os programas sociais do governo federal petista desenvolveram uma “microeconomia no Brasil profundo, que é o interior do Nordeste”.

“Essa microeconomia não deixa espaço para a oposição”, disse Oliveira.

Fonte: Reuters

7 comentários sobre “Aécio centra fogo no Nordeste para reduzir vantagem de Dilma

  1. roberto santos lima

    o psdb é tao ruim que nao perde uma em sao paulo a diferença de sao paulo para o nordeste é que no sudeste todos trabalhao e nao precisa de bolsa familia para sobreviver viva a mundança aécio presidente, eduardo tambem é uma boa escolha. fora dilma e leva o pt junto.

  2. Ermessom

    Esses ai que falam da Dilma são uns bandos de babacas que nem no Nordeste vivem,se eles acha tão bom o governo do PSDB vão embora pra São Paulo ,pra eles verem o que é governo Ruim que não fazem quase nada pra os pobre ,eles tem que se atualizar e ver a difereça do governo PT e PSDB , o que o pobre tinha pro oque o pobre tem Hoje seeee atuaaalizzzeeeeeemmmmm dahle Dilma neles

  3. roberto santos lima

    o que dilmona fez para o nordeste na sua administraçao nada.por isso voto em aécio. eduardo tambem é uma boa escolha mas voto em aécio

  4. Carlos

    O que está em jogo para o PT nessas eleições não é apenas um cargo, mas sim toda uma rede criminosa já instalada nos três poderes da República. Não envolve apenas desvio de verbas milionárias, falcatruas, desmandos, empresas fantasmas e conchavos escusos, mas também todo um projeto de poder, de adulterar a identidade do brasileiro, destruindo nossa cultura, nosso comportamento, nossa ética e costumes. Está em curso, covarde e sorrateiramente, a destruição da família, da religião (principalmente a católica), a destruição do ensino, desde o fundamental até ao ensino superior. Não é por acaso que ocupamos o 57º lugar entre 60 países na qualidade do ensino. Não é a toa que nossas melhores universidades públicas, antes reconhecidas internacionalmente, caíram no ranking da qualidade. Professores são pagos com dinheiro público para ensinar conteúdo, mas apenas pregam ideologia marxista. Professoras universitárias estão nas ruas incitando a violência. A polícia está sendo vítima de uma campanha sórdida e rasteira, tentando demoniza-la e joga-la contra a população. Não há investimentos em saúde no Brasil, mas se gasta milhões nesse programa paliativo “mais médicos”, sustentando a ditadura de Castro. A bancada de parlamentares a aliadas ao governo apresentam projetos que validam atitudes totalitárias e que afrontam a vontade do eleitor, sem um mínimo de debate e na maioria das vezes, às escondidas. A imprensa séria que expõe essas práticas é perseguida, satanizada e ameaçada, num autoritarismo que não se via nem no tempo dos militares. Há tentáculos demais agarrados ao cargo da presidência para que seja entregue de bandeja. A camarilha vai usar de todas as armas, inclusive “fuzilar” sua própria gente se for preciso. Assim agia Stalin, Mao, Lênin, Che Guevara e hoje Fidel e Maduro. O PT não está longe disso.

  5. Vanderlei

    A senhora-das-armas não tem competência pra administrar um carrinho de pipoca. E nem quer isso. Como roubar na compra de 1 litro de óleo e 1 quilo de milho?
    Melhor construir estádios com o Regime Diferenciado de Contratações. Se com a Lei das Licitações já roubam, sem ela, meu Deus. Quando a conta fechar, se é que vai fechar, vamos saber os verdadeiros valores do Maracanã, do Itaquerão e dos elefantes brancos de Manaus, Brasília e tantos outros.