Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Advogado egípcio diz que é ‘dever nacional’ estuprar mulheres com jeans rasgado

Um advogado egípcio provocou indignação no país após dizer em um programa de TV local que mulheres que usam calça jeans rasgada deveriam ser assediadas sexualmente e estupradas. Nabih al-Wahsh estava participando da edição do último dia 19 de um programa de entrevistas da Al-Assema TV, no Egito, quando fez a declaração polêmica.

O programa fazia um debate sobre a controvérsia em torno de um projeto de lei local sobre o combate à prostituição e à incitação da devassidão. Durante a discussão calorosa, Wahsh disse que era parte do dever nacional de todo homem estuprar mulheres usando jeans rasgados porque elas estavam “convidando os homens à assediá-las”.

Ele disse ainda que a posição era mais válida quando a calça estivesse rasgada na parte de trás, segundo o jornal egípcio “Al Arabiya”.

“Meninas devem se respeitar para que outros as respeitem. Proteger a moral é mais importante do que proteger as fronteiras”, disse o advogado.

As convidadas mulheres que participaram do programa tentaram lutar contra os pontos de vista de Wahsh depois de ficarem indignadas com os comentários.

A chefe do Conselho Nacional de Direitos da Mulher, Maya Mursi, disse que os comentários do advogado eram um “chamado flagrante” para estuprar e violar tudo na constituição egípcia. O órgão entrou com uma queixa contra a declaração no Conselho Supremo para o Regulamento da Mídia, no Egito.

Fonte: O Globo