Um adolescente foi morto dentro da unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O interno foi enforcado dentro da cela, localizada no pavilhão nove.
De acordo com as primeiras informações, o crime aconteceu na manhã desta segunda-feira. A Funase confirma o caso, mas não divulgou o nome do adolescente ou mais detalhes sobre o crime. Os suspeitos seriam os adolescentes companheiros de cela da vítima. O Instituto de Criminalística (IC) enviou uma equipe ao local para dar início às investigações.
Com mais este caso, sobe para quatro o número de assassinatos de internos registrados só este ano em uma unidade da Funase. A mais recente aconteceu na mesma unidade da Funase e as outras duas em Caruaru.
Em abril passado, o reeducando Douglas Leitão da Silva, de 16 anos, foi assassinado dentro da Funase de Abreu e Lima. Quatro colegas de cela, também adolescentes, confessaram o crime e contaram que usaram fio de ventilador e lençóis.
Douglas cumpria medida socioeducativa naquela unidade há oito dias após ser apreedido por participar de um assalto. Antes disso, ameaças de inimigos já haviam forçado ele e família a deixarem sua casa, num bairro periférico de Jaboatão, e entrar no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM). A família chegou a se mudar para outro estado, mas voltou alegando não ter condições de sobreviver com os R$ 100 e a cesta básica fornecidos mensalmente pelo programa.
Após o assasinato de Douglas, o secretário da Criança e Juventude, Pedro Eurico, anunciou a ampliação de vagas nas unidades e a contratação de novos agentes socioeducativos.
Fonte: Diario de Pernambuco