Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

A Crítica (05)

criticaInjustiça com a Fundarpe

As prefeituras da região cometem uma verdadeira injustiça com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), esquecendo de divulgar o nome da instituição durante os festejos juninos. A assessoria da Fundarpe informou que assumiu o pagamento das atrações das festividades juninas de pelo menos 30 municípios pernambucanos, entre os quais Petrolina, Salgueiro e Araripina, mas nos palcos as bandas só falam os nomes dos prefeitos e deixam de citar o apoio da fundação.

Só para exemplificar, em Salgueiro cada banda que se apresenta no palco principal da Estação do Forró cita o nome do prefeito Marcones Libório e do vice-prefeito Luiz Carlos de Souza, às vezes até mesmo dos secretários, pelo menos uma vez a cada música que cantam. Poucos falam sobre o apoio do Governo do Estado ou dos outros patrocinadores do evento.

Muitos visitantes que chegam de outros estados podem até pensar que a festa está sendo bancada de forma integral e independente pela prefeitura, ou com o dinheiro do prefeito e do vice-prefeito, afinal são os nomes deles que estão sendo citados, aclamados, reverenciados a cada apresentação na Estação do Forró. Isso é uma verdadeira injustiça com os demais órgãos que estão apoiando a festa, sem receber nada em troca.

Por Chico Gomes

7 comentários sobre “A Crítica (05)

  1. ZEketim

    Não acredito que se a Fundarte como patrocinadora oficial dos costumes,artes e tradições de nossa cultura se abstivesse de pagar seus debitos, o municipio que recusa conversar com com seus funcionarios insatisfeitos com seus salarios, como os servidores da saúde,tivesse a cara de pau de promover um evento como o das festas tradicionais tem sido promovidas por aqui.O dinheiro corre frouxo,teria o municipio tanta saude pra bancar sozinho as festas?Num país serio so de pão vive o homem, principalmente se o circo for pago com o dinheiro do povo!

  2. sebastiao silva medeiros

    William você fala da FUNDARPE,como se nós fossemos ruim pagadores,você quer é receber dinheiro que não tinha direito,lembra da vez que você recebeu o dinheiro que na realidade era para ser pago a Zé Ivan da JIB SOM e lembra a confusão que deu?

  3. arnaldo luciano de alencar

    É bom lembrar que as obras existentes em SALGUEIRO são dos governos FEDERAL/ESTADUAL,o gestor e seus secretários escondem os verdadeiros patronos das obras para querer mostrar alguM serviço só que de obras mesmo, do municipio na verdade só são OS BURACOS E OS ESGÔTOS ESTOURADOS,por todos os cantos de SALGUEIRO,isso vai acabar o tempo dele está se esgotando,2012 é bem aí.

  4. William

    Eu acho que tem muita gente aí falando bobagem. A fundarpe perdeu sim boa parte de seu crédito devido ao enorrmeeeeeeee atraso em seus pagamentos.

    E quem promove e dá a cara para bater é que deve ter seus”louros é claro”

    William de Carvalho

    E repito nem só de pão vive o homem.

  5. Ciço Besse

    Essa forma de apropriação disfarçada foi inaugurada pelo loroteiro-mor Lula que se apoderou de todos os programas de FHC mudando-os de nome. O único programa criado por Lula foi o Fome Zero que não saiu do “0”. O aprendiz de Salgueiro não faz diferente do Dudu Mentirinha também discípulo do Lula.

  6. ZEketim

    Injusta e descarada.A Fundarte é injustiçada assim como o governo do estado quando o assunto é divulgar o patrocinio.Talvez já faça parte dos rituais das contratações de bandas e apresentadores ELOGIAR o prefeito seu vice e secretarios.Talvez assim seja, novamente recontratado no proximo evento.Considere que não me refiro somente a Salgueiro, todas as cidades as atrações fazem o mesmo.Aos leigos, grande maioria dos participantes, passa a ideia que o prefeito está bancando sozinho e as suas custas o divertimento do publico.O povo envaidecido não raciocina que o dinheiro é do povo e a Fundarte é a grande patrocinadora,coisa que nunca ouvi alguem elogiar ou mesmo citar nas comemorações, seja qualquer festa popular.É o velho CIRCO E PÂO,e o povo enloqueçe esqueçendo suas mazelas do dia a dia.TAlvez seja uma estrategia governamental estimular a festa do povo, para diminuir as insatisfações, as decepções com os governantes.O espirito festeiro do povo brasileiro, deixa inebriado qualquer cidadão carente de boa escola, de boa saude publica, segurança,de qualidade de vida.O artista por sua vez, estimula o povo indiretamente o contratante e tome festa…

  7. machado freire

    Chicão, existem artistas e “artistas”. Por ventrua os blogueiros já ouviram falar na figura do “vivo” carregando o morto?
    São aqueles (os vivos) que se valer de certas situações para passar bem.

    No caso dos prefeitos exploradores (alguns sabem até que essa exploração pode dar chabu), eles fazem isso propositadamente, adoram ser paparicados e bajulados, vê( ouvir) seu nome (desgastado) ser pronunciado de minuto em minuto por um desses “artistas”.
    A maioria deles sabe que o povão acha esse gesto uma babaquice e que pode até resultar em gool contra, porque não é justo que se faça propaganda (delas enganosas) de alguém que está sendo bem pago para ser prefeito, que tem um monte de amigos (alguns aproveitadores) também recebendo do erário, etc, etc.

    Então, é por essas e outras que nós (que somos calejados e não dormimos de touca), abominamos esse tipo de “promoção” oportunista e indesejável.

    Nosso amigo pessoal Luis Lula Gonzaga, o Gonzagão, com quem eu primava de amizade de verdade, foi, muitas vezes, explorado por políticos oportunistas.Ele chegou, inclusive, a gravar discos fazendo “louvação” a determinados políticos do Estado e até em nível nacional.

    Em dados momentos eu considerava Gonzagção uma pessoa ingênua. Hoje, se vivo fosse, ele não aceitaria essa marmota e jamais entraria nessa onda da bababação e da babaquice.
    Vamos amadurecer mais ainda sem baixar a cabeça. Assim pensava a minha avó Mãe Naninha, alí dos Grossos -de Mãe Zefa Preta que ajudou muitas de mulheres a dar a luz (com a ajuda de Deus) a centenas de crianças.Era uma parteira e tanto !