A Torre Eiffel foi reaberta neste sábado por volta das 18h (de Brasília) após ter sido evacuada pelas forças de segurança francesas depois de uma ameaça de bomba recebida de uma cabine telefônica.
A ligação anônima, de acordo com o jornal Le Parisien, foi efetuada de um bairro situado nos arredores da capital e foi dirigida ao número padrão de emergência da polícia.
As forças de segurança iniciaram a evacuação por volta das 15h30 e, em menos de uma hora, segundo as fontes, todas as 1,5 mil pessoas que estavam no lugar – entre visitantes e empregados – já tinham deixado a turística torre.
Durante esse período, uma equipe especializada iniciou uma varredura no local na busca por eventuais explosivos e, duas horas depois, segundo o Le Parisien, decidiu autorizar novamente o acesso do público à torre.
No último mês de fevereiro, as autoridades francesas reforçaram o plano de alerta antiterrorista Vigipirate, que se encontra atualmente no nível vermelho, imediatamente inferior à máxima escala – a de cor escarlate -, e abrange, entre outras medidas, o aumento da vigilância nos edifícios públicos e nas infraestruturas de transporte.
Fonte: Agência EFE