Diretores do Sindicato dos Motociclistas Profissionais de Salgueiro (SIMPROSAL) se reúnem a partir das 11h desta terça-feira (09) com o prefeito de Salgueiro, Marcones Libório, objetivando discutir o início efetivo da regulamentação dos serviços prestados por mototaxistas na cidade. Desde que foi fundado, em abril de 2010, o SIMPROSAL tem promovido ações importantes no sentido de regularizar a prática do transporte de passageiros em motos na cidade de Salgueiro. Para isso vem promovendo cursos com os sindicalizados, buscando melhorar a qualidade dos serviços prestados pela categoria.
De acordo com o Diretor de Comunicação do SIMPROSAL, José Vicente Barbosa, o sindicato elaborou uma contraproposta para regulamentação do serviço de mototáxi na cidade e vai apresentá-la ao prefeito. “A gente vai levar uma contraproposta de regulamentação para o prefeito, que já tem uma proposta, e vamos discutir a melhor forma de se regulamentar o serviço de mototáxi em Salgueiro”, afirmou em entrevista ao programa ‘Espaço Cidadão’ agora a pouco.
José Vicente ressaltou que entraram em vigor no início deste mês as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que dispõem sobre os equipamentos e cursos preparatórios obrigatórios para motofretistas e mototaxistas. As resoluções complementam a Lei 12.009/2009 que regulamentou a profissão de mototaxista e motofretista no Brasil. Com as novas resoluções, as prefeituras que não regulamentarem as referidas profissões até agosto de 2012 podem ser multadas.
“Acreditamos que (a reunião) é um passo inicial para que a gente possa ter uma cidade com serviço de mototáxi regulamentado, para que os mototaxistas possam trabalhar na forma da lei. Nós temos a Lei 12.009/2009, que é a lei dos mototaxistas. Temos duas resoluções que regulamentam as profissões de mototáxi e motoboy em todo país”, enfatizou Vicente, colocando que em municípios da região onde a profissão de mototaxista foi regulamentada os resultados foram animadores.
“Já tem municípios onde a profissão é regulamentada em Pernambuco, como Petrolina, Arcoverde e Serra Talhada, inclusive eu tive uma reunião esses dias lá em Serra Talhada com o presidente da Associação dos Mototaxistas e observei que as coisas estão andando, que a regulamentação está trazendo benefícios para a categoria”, disse, lamentando que os mototaxistas de Salgueiro ainda tenham pouco conhecimento sobre a profissão. “Apesar de tantas reuniões que a gente tem feito aqui. Passamos o ano passado todinho fazendo reuniões aqui, mensalmente, discutindo a forma da melhoria do sistema, em Salgueiro os mototaxistas ainda estão um pouco desinformados sobre a profissão”, declarou.
O responsável pela comunicação do SIMPROSAL concluiu a entrevista dizendo que a regulamentação do serviço de mototáxi em Salgueiro deve ser articulada pela prefeitura municipal, porque dá uma ‘certa credibilidade ao usuário do serviço e aos prestadores de serviços’. Vicente também adiantou que está discutindo com representantes de sindicatos de outras cidades para que todos os mototaxistas trafeguem com placas vermelhas e adquiram motocicletas com descontos nas parcelas.
Por Chico Gomes
olha o SIMPROSAL tem que aproveitar enquanto cicero filgueira esta ocupado, criando a (ONG TERRENO DO MEU LAR)para fazer a regularização fundiaria do bairro Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, e assim fazer justiça passando os terrenos para que é dono de fato e de direito essa briga eu não vou perde.