Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

13 DE DEZEMBRO – DIA DE SANTA LUZIA

Santa Luzia - Protetora dos olhos e da visão

Santa Luzia - Protetora dos olhos e da visão

 Santa Luzia pertencia a uma rica família de Siracusa, na Itália, tendo recebido ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe a queria casada com um jovem de distinta família, porém pagão.

Nessa ocasião, sua mãe adoece gravemente e Luzia, que era devota de Santa Águeda, leva sua mãe à tumba da santa. Milagrosamente, sua mãe recupera a saúde e acaba concordando que a filha seguisse a vida que escolhera, consentindo também, que distribuísse seu rico dote entre os pobres.

O noivo rejeitado vingou-se, entregando Luzia como cristã ao procônsul. Este ameaçou Luzia de colocá-la no prostíbulo e sua resposta foi: “O corpo se contamina se a alma consente”. Assim sendo, dezenas de soldados tentaram carregá-la, mas o corpo de Luzia pesava muito, nada conseguindo. Contam que enquanto estava presa, arrancaram-lhe os olhos, mas no dia seguinte estavam novamente perfeitos. Por este milagre é que ela é venerada como protetora dos olhos.

Santa Luzia, não querendo oferecer sacrifício ao deuses e nem quebrar o seu santo voto, foi decapitada em 303, para assim testemunhar com a vida – ou morte – o que disse: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade”.

Oração à Santa Luzia

Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença dos meus olhos.

Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário.

Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém.

Fonte: Velhos Amigos 

2 comentários sobre “13 DE DEZEMBRO – DIA DE SANTA LUZIA

  1. maria izabel monteiro

    Desde pequena conhecia Santa Luzia, porque minha avó, que morava conosco, era devota da Santa. Ela faleceu aos 94 anos e até perto da morte ainda costurava, tinha uma vista perfeita. Todos os anos, no dia 13 de dezembro, minha avó Niza, colocava uma quadro da Santa, acendia vela e rezava muito, pedindo que a Santa conservasse sua visão. Muito agarrada com minha avó, eu também rezava à Santa, acreditando em sua força. Cresci e essa devoção ficou perdida, depois que minha avó morreu. Minha vista sempre foi boa, mas agora, aos 63 anos, estou com muitos problemas para enxergar bem., olhos lacrimejando e com problema de deslocamento da retina.
    Numa noite, estava deitada com meu neto e lembrei-me da oração de Santa Luzia e com todo meu amor voltei à devoção, pedindo à Santa que me conserve a visão e acreditando na força de Santa Luzia. Izabel Monteiro

  2. Alvinho Patriota

    Tenho grande devoção por Santa Luzia. Meu pai, Sebastião Alves Freire, de Sertânia, embora trabalhasse o ano todo, de domingo a domingo, “guardava” o dia 13 de dezembro, dedicado à Santa.
    Passagem. Certo dia me achava em uma cidade na Alemanha, Munich, com a minha filha Anna Paula. Quando nos preparávamos para sair do hotel, ao invocar uma prece, me chegou a lembrança do meu pai e ao mesmo tempo da Santa de quem ele era devoto. Foi uma espécie de “aviso”. Dois dias depois, estávamos em Veneza na Itália, quando uma pessoa que viajava conosco disse-me: “Patriota, hoje eu vi a coisa mais linda do mundo, o corpo de Santa Luzia. A princípio não quis acreditar, mas, logo cedo no dia seguinte, nos dirigimos ao local indicado e lá estava o corpo da Santa, sob um manto vermelho, ficando à vista as mãos e os pés. A cabeça, contudo, como foi decepada, foi substituída por uma prótese. E aja emoção!
    Que Santa Luzia ilumine a nossa caminhada…