Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

STF aceita denúncia contra Renan Calheiros por peculato

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), forte aliado do presidente Michel Temer, será julgado por peculato, informou nesta quinta-feira o Supremo Tribunal Federal, ao acolher uma denúncia do Ministério Público, uma decisão que o político disse ter recebido com tranquilidade.

Com oito votos a favor e três contra, o STF julgará por um processo de 2007 o terceiro homem mais importante do governo, em um momento de fortes tensões entre o Judiciário e o Legislativo.

A denúncia investiga a origem dos recursos usados por Calheiros para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem ele teve uma filha, segundo descreve o MP em sua denúncia.

“Voto por acolher a denúncia por peculato (…) por existência de indícios de materialidade e autoria”, disse, ao ler seu voto, o ministro da corte Edson Fachin, encarregado de analisar o pedido.

O STF refutou outras duas acusações apresentadas pelo MP: falsidade ideológica e uso de documento falso.

Segundo uma representação feita contra Renan pelo PSOL junto ao Conselho de Ética do Senado em 2007, citada pelo MP, um intermediário da empreiteira Mendes Júnior, entre 2004 e 2006, “supostamente fez pagamentos de 16.500 reais” de aluguéis e alimentos da mulher e da menina.

Em meio ao escândalo, que incluiu um ensaio fotográfico da jornalista para a revista masculina Playboy, Calheiros afirmou que os recursos provinham de fundos próprios de suas atividades rurais.

Fonte: AFP