Plantão Covif-19: Lista dos serviços essenciais conforme Decreto Presidencial

Presidentes das ONGs Provida e Vida somam forças por questões ambientais e de interesse geral no Sertão pernambucano

Na tarde desta terça-feira, 27, o comunicador Armando Sobreira entrevistou os presidentes das ONGs Provida, padre Luciano Aguiar, e Vida, Alvinho Patriota, durante o programa Show da Cidade na rádio Salgueiro FM. Em um cenário em que o presidente da República, Jair Bolsonaro, ataca reiteradamente as ONGs brasileiras e internacionais, sobretudo aquelas envolvidas em questões ambientais, padre Luciano e Alvinho ressaltaram que se uniram para levantar essa e outras bandeiras no Sertão pernambucano.

Recém-eleito articulador das pastorais sociais da Província Eclesiástica de Pernambuco, padre Luciano frisou que reforçará a luta contra a instalação de uma usina nuclear em Itacuruba e a privatização da Eletrobras. “A outorga do Rio São Francisco está sob o controle da Chesf [subsidiária da Eletrobras] e privatizando vai colocar uma cerca maior ainda para que os povos tradicionais e os pescadores artesanais não tenham acesso [à água]”, reclamou.

“A gente vê que há um conjunto de ideias que não beneficiam o povo, são só interesses que vêm para que os poderosos continuem comandando. Aí entra a questão da usina nuclear, que hoje é uma grande luta e uma das motivações de a gente hoje estar articulando na Província de Pernambuco, porque justamente a gente se posicionou contra”, completou, informando que Itacuruba sediará em novembro um encontro da CNBB para debater esse assunto.

Já Alvinho Patriota falou que a ONG Vida tem atuado como órgão fiscalizador em Salgueiro, denunciando e cobrando a conclusão do IML e o início de funcionamento da UPA, por exemplo. “A ONG Vida nasceu há quase 20 anos com a inauguração da Vida FM. Nós temos uma força de procuradores. Citamos aí algumas obras que talvez os procuradores não viram, aí a gente vai lá fiscalizar e denunciar”, expôs.

Ao longo da entrevista, Alvinho e Luciano também falaram sobre o cenário político atual no Brasil. O presidente da Provida criticou o fanatismo político, tanto da direita quanto da esquerda, e pediu que as pessoas defendam ideais sem extremismos. 

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Presidentes das ONGs Provida e Vida somam forças por questões ambientais e de interesse geral no Sertão pernambucano

  1. Machado Freire

    Conclamo a todos os lideres comuniitários -dirigentes e membros das associações de moradores de Salgueiro (tive a honra de fundar a primeira associação de moradores, no bairro do prado), a se reunirem para discutir os problemas relacionados com o meio ambiente e tudo mais que diga respeito ao bem estar da população urbana e rural do município.

    È importante que incluam neste encontro as entidades públicas e privadas, a exemplo das ongs Vida e Provida, na busca de uma agenda que possa estimular e cobrar do poder público ações de melhoria das condições de vida da população, sem muriçoca, lixo, lama, esgotos, etc.

    Este movimento também pode onscientizar a classe política (os detentores de mandato) de que não é mais possivel se admitir que a Prefeitura de Salgueiro realize a implantação de calçamento (e até faça festa para comemorar), sem construir um metro de saneamento básico.

    O ideal seria até que não se construísse um metro de calççamento, mas implantasse o esgoto sanitário, para livrar a população de doenças e da convivência com ratos, baratas e a fedentina proporcionada pelos esgotos a ceu aberto.

    Lembrem-se todos que estamos no século 21 e que Salgueiro está perto de comemorar 200 anos .

    Vamos nos unir contra os erros da administração pública, pelo bem maior da população. que vota e paga impostos !