Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Presidente da Coodapis-Pajeú envia nota ao blog esclarecendo divergências

apicul2Semana passada foi divulgada em toda a imprensa do Sertão do Pajeú, e aqui no blog de Alvinho Patriota, que alguns apicultores de Tabira iriam beneficiar produção de mel no Centro de Treinamento em Apicultura do Sertão do Pajeú, em Carnaíba, porque, apesar de Tabira contar com um centro processamento de mel, estava havendo uma divergência interna na Associação de Apicultores de Tabira (ATA). Neste sábado (05) o presidente da Cooperativa de Desenvolvimento da Apicultura do Sertão do Pajeú (Coodapis-Pajeú), Adelmo Cabral, enviou uma nota ao blog de Alvinho Patriota esclarecendo os fatos divulgados na mídia na última semana.

Segundo Adelmo, somente dois associados foram afastados da ATA por descumprimento de regras e teriam ido pedir espaço no Centro de Carnaíba. “As Associações que são filiadas a Coodapis-Pajeú, de Tabira, Santa Terezinha, Tuparetama, Solidão e outras, tem a obrigação de fazer uma triagem no quadro dos associados, e só é filiado da Cooperativa se for profissional e seguir a risca os conceitos do cooperativismo, trabalhar em conjunto e em prol da comunidade. Esse episódio que ocorreu não passa de especulação e desespero de alguns. Dois associados que foram afastados do grupo, por motivos inaceitáveis, como apropriação indevida de materiais, individualismo e tantos mais”, explicou. “Se existem entidades que não usam critérios na avaliação de quem se associa, é um problema de cada uma, a ATA Associação de Apicultores de Tabira não se compara com outras que querem se promover”.

Para Cabral os boatos de que Tabira iria realizar processamento de mel em Carnaíba estão relacionados à ‘inveja’ e ‘incompetência’ de algumas pessoas. O presidente da associação destaca que a Coodapis-Pajeú é detentora de diversos prêmios como, por exemplo, o ‘Talentos do Brasil Rural’ e ‘DAP Jurídico’. Mais recentemente, de acordo com Adelmo, o mel produzido pelos associados da Cooperativa passou a ser orgânico.

– O Governo Federal quer que a Coodapis-Pajeú forneça o mel em vários municípios, como Recife, Jaboatão, Olinda e todos os municípios do Pajeú na merenda escolar, e a Coodapis vai cumprir com o acordo, porque temos hoje todos os requisitos em termos jurídicos, produção e organização que atendem as exigências da CONAB e MDA. A produção de mel da Cooperativa vem batendo todos os recordes. Estamos otimistas porque além de atender todo o mercado do Estado de Pernambuco hoje, vamos agora avançar para os municípios do interior do Estado, principalmente os mais carentes – ressaltou Adelmo, na nota nos enviada.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

9 comentários sobre “Presidente da Coodapis-Pajeú envia nota ao blog esclarecendo divergências

  1. MANOEL CARVALHO

    ola alvinho, bom dia, como faço para pegar uma copia ou via da cartilha do adelmo sobre a producao de mel, sou aqui de itabuna-ba, e ficarei muito grato se voce me ajudar nessa empreitada

  2. Thiago

    Bom dia a todos.
    Gostaria de entrar em contato com a Coodapis Pajeú, e para isso gostaria da ajuda de vocês para conseguir os contatos de Adelmo Cabral.
    Alguém poderia me ajudar, me passando os contatos dele ?
    Poderia me ajudar Alvinho Patriota ?

    Tel. (87) 9243-7030 Claro – (81) 9638-4538 TIM
    E-mail: tbgoes@gmail.com

    Grato,
    Thiago Góes

  3. André Carlos de Souza

    Boa noite, assisti hoje a reportagem no globo rural do sr. Adelmo, fiquei bastante satisfeito de ver o trabalho do sr. Adelmo.Para exportar o mel, a Cooperativa precisará retirar o SIF e precisará de um responsável técnico , medico veterinário. Sou veterinário e apicultor, já trabalho com responsável técnico na região sudeste, caso precisem , podem me contactar que terei o maior prazer de ajudar o movimento cooperativo do Pajeú.

  4. macilio

    O mel de tabira e de otima qualidade extraido segundo soube com alto controle de qualidade e limpeza…
    Engraçado que meleiros de cidades visinhas , estao falando que venderam grandes quantidades de mel em tabira,mel sem nenhuma procedecia.
    Outro fato curioso e que pessoas enteressadas, na apicultura tiveram uma promessa de aconpanhamento tecnico de alguns, e nunca receberam uma visita de ninguém,quando procurou a diretoria da ATA. segundo ele foi muito maltratado.
    Fui humilhado na frente de outros,fiquei muito envergonhado com o que houvi,um homem serio pai de familia nao preciso ouvir isso de pessoas ignorantes vou parar com a idea de apicultor se for desse jeito, palavras do senhor barto.

  5. jose walter paraizo

    comprei o mel de tabira na fenarte, centro de convenções de Olinda/PE. já acabou estou precisando de mais, não sei onde encontrar.
    o mel é muito bom e serve para algumas enfermidades.l espero resposta onde posso comprá – lo, se pode ser enviado por alguma serviço de entrega.

  6. Josênia Jane de Menêses

    Ok! Alvinho gostei da redação.
    Eu como ente participante da fundação da ATA e agora da COODAPIS-Pajeu estou bastante por dentro do que está havendo nesse momento da nossa APICULTURA.Na verdade a gente luta para que o grupo se una cada vez mais, mas infelizmente não é possível um total controle, trabalhar com pessoas é difícil! no entanto creio que estamos no caminho certo, pois nos reunimos todo mes(cada mes em uma das cidades envolvidas) aonde todos opinam e decidem juntos. Tambem estamos nos capacitando com cursos pelo SENAR e futuramente pela OCB(Organização das Cooperativas do Brasil)… Eu mais do que ninguem conheço a liderança deste grupo. Adelmo é um líder nato(DINAMISMO, PERSEVERANÇA,ORGANIZAÇÃO E ALTAMENTE INTELIGENTE e principalmente SE PREOCUPA MUITO COM O GRUPO).
    É muito importante que os tabirenses se orgulhem desse grupo que nasceu aqui e é sinônimo de crescimento para a região.
    Estamos na luta a alguns anos, venho participando desde manejo das colmeias, envaze do mel à comercialização. Graças a Deus e ao trabalho de todos envolvidos o negócio está dando muito certo.
    Me orgulho de ser apicultora tabirense. OBRIGADA!

  7. antoni limoeiro

    Tá na cara que Anchieta Alves de Carnaiba teve influencia na divulgação dos fatos de Tabira, realmente ta´mais que comprovado é inveja mesmo, digo isso por que conheço toda a trajetória da Associação de Apicultores de Tabira, eles foram os percurçores e os primeiros a dar certo na atividade de apicultura no Pajeu.
    Acredito na apicultura de Tabira e principalmente agora com a implantação da Cooperativa, o mel do Pajeu já é conhecido no mundo todo, e é reconhecido nacionalmente como o melhor mel, por não uzarem a fumaça na extração, e o mel não fica com sabor de fumaça. Avante Tabira falo de São Paulo, porque comprei o mel de vocês na exposição aqui na capital Paulista, realmente é o melho.